Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG completa 10 anos com atuação em cinco regiões do estado

IFMG completa 10 anos com atuação em cinco regiões do estado

Criado pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, Instituto Federal passou de cinco unidades para 18, ampliando vagas e cursos em Minas Gerais

Em 29 de dezembro de 2018, o Instituto Federal de Educação, Ciência de Minas Gerais (IFMG) comemora seus 10 anos de criação e se orgulha da história construída até aqui. Constituído por meio da Lei 11.892, sancionada em 2008, o IFMG foi criado a partir da integração dos antigos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) das cidades de Bambuí e Ouro Preto com a então Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista e as Unidades de Educação Descentralizada, Uneds, de Congonhas e Formiga.

Por meio da junção dessas instituições e a criação da Reitoria, em Belo Horizonte, o Ministério da Educação implantou em Minas Gerais uma instituição destinada a ofertar ensino médio técnico, graduação e cursos profissionalizantes, com a missão de formar mão de obra capacitada para o mundo do trabalho.

Desde então, o IFMG se expandiu, chegando a 18 campi em cinco regiões do Estado: Metropolitana, região Central, Centro-oeste, Leste de Minas e Zona da Mata. Em 2009, a ampliação começou com a unidade de Governador Valadares e a Reitoria, no bairro Buritis, em Belo Horizonte. No ano seguinte, foram implantados os campi de Betim, Sabará e Ribeirão das Neves. Em Ouro Branco, o IFMG chegou em 2011. Já em 2014, consolidou parcerias para instalar campus em Piumhi, Santa Luzia, Itabirito e Ponte Nova. Em 2015, foi implantado o Polo de Inovação em Formiga. Mesmo ano em que foram iniciadas as atividades em Conselheiro Lafaiete. Em 2016, o ensino técnico e profissionalizante chegou a Ipatinga e Arcos. E, neste ano, o IFMG comemorou seus 10 anos com a inauguração do campus em Ibirité, totalizando 18 unidades de ensino e o polo de inovação, instalado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, Embrapii.

Assista ao vídeo comemorativo de 10 anos do IFMG - CLIQUE AQUI

Com atuação regional e estrutura multicampi, a instituição possui atualmente:

• cerca de 16.800 alunos matriculados;

• 192 cursos, nos níveis técnico integrado, técnico subsequente, técnico concomitante, graduação e pós-graduação;

• aproximadamente 1.900 servidores e 450 colaboradores;

• cerca de 5.200 vagas ofertadas anualmente nos processos seletivos.

O IFMG tem como finalidade formar e qualificar profissionais nos níveis técnico, tecnológico, licenciatura, bacharelado e pós-graduação em diferentes áreas, em estreita articulação com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho. A instituição desenvolve projetos de pesquisa e extensão, conectada com os arranjos produtivos locais e as necessidades das comunidades atendidas.

Em seus dez anos de existência, o Instituto Federal pôde dar apoio a seus alunos com a oferta de assistência estudantil, possibilitando que estudantes carentes recebessem auxílios socioeconômicos que os ajudaram no caminho para a se graduarem como profissionais. Também criou inúmeras oportunidades por meio de ações de mérito acadêmico, com bolsas de iniciação científica, extensão, tutoria, monitoria e intercâmbio acadêmico. Além disso, ofertou dezenas de cursos de Formação Inicial e Continuada, pelo Pronatec, MedioTec e outros programas, criando oportunidades de formação rápida e capacitação para a busca de inserção no mercado de trabalho.

Hoje, essa robusta instituição, presente nas periferias de grandes cidades e no interior do Estado, tem papel fundamental para transformar vidas. O IFMG se consolida, em seus 10 anos, como referência na educação profissional e tecnológica no Brasil, tendo sido a casa de formação de cerca de 15 mil profissionais que receberam não somente capacitação técnica, mas também formação cidadã necessária para constituir uma sociedade mais justa para todos.

Retrospectiva 2018: Rede Federal completa 10 anos