Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançamento livro Espaço da Memória

Lançamento livro Espaço da Memória

No dia 28 de novembro de 2019 foi lançado o livro Espaço de Memória.

Sobre o livro

O livro Espaço da Memória foi construído a partir de relatos e de arquivos pessoais de moradores e ex-moradores do distrito de São Benedito no município de Santa Luzia em Minas Gerais. A publicação é um dos resultados da etapa inaugural do projeto Espaço da Memória, ocorrida entre os anos de 2017 e 2019. O projeto Espaço da Memória é coordenado pelos professores Breno Silva e Roxane Sidney  e é vinculado ao LITS (Laboratório de Tecnologias Sociais) do IFMG–Campus Santa Luzia.

A equipe do Espaço da Memória realizou conversas com diversos moradores do São Benedito entre os anos de 2017 e 2019. No exercício da escuta, foram percebidos vários assuntos em comum que diziam da formação dos bairros, da constituição das moradias, do cotidiano, de reivindicações, entre outros. Alguns desses assuntos foram organizados no sumário do livro de modo a convergir para uma memória coletiva. Neles, aparecem as singularidades e diferenças, histórias de privação, de discriminação, de conflitos e de solidariedade e, fundamentalmente, de construção de vidas diante de adversidades.

A equipe do projeto Espaço da Memória redigiu os relatos a partir das conversas, proporcionado uma voz coletiva contando por fragmentos as memórias dos espaços no São Benedito possibilitando o encontro entre o passado e o presente.

As imagens ocupam uma categoria específica neste livro. Elas partem principalmente de arquivos pessoais de moradores do São Benedito, incluem fotos, documentos, jornais. Podem ser vistas como um atlas, um álbum de memórias, uma outra forma de contar histórias.

Sobre o projeto Espaço da Memória

O Espaço da Memória objetiva fortalecer o engajamento e a mobilização social da população do entorno do IFMG Santa Luzia, promovendo pertencimento e identificações de interesses comuns a partir das memórias dos moradores do distrito de São Benedito. Assim, o projeto busca estimular trocas de saberes, estabelecer vínculos e parcerias entre os moradores da região e o IFMG–Santa Luzia.

O projeto Espaço da memória se alinha com as finalidades e os objetivos dos Institutos Federais previstos na Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, de criação dos Institutos Federais, atuando no desenvolvimento socioeconômico e cultural local e regional; e no fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural.

Dentre os resultados desta etapa do projeto 2017-2019, tem-se publicações do livro Espaço da Memória e de duas edições da revista Desmanche,  e a construção de um acervo audiovisual com relatos e acesso a arquivos pessoais (fotografia, vídeos, recortes de jornais e revistas), disponíveis no site: https://espacodamemorialits.wordpress.com.

registrado em: