Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra sobre Ruptura de Barragens de Rejeitos

Palestra sobre Ruptura de Barragens de Rejeitos

O que poderia ser feito para evitar o rompimento de barragens de rejeitos?

Um mês após o rompimento da Barragem do Feijão, da empresa Vale na cidade de Brumadinho/MG. O que poderia ser feito para evitar o rompimento?

Esse foi o tema da 'Mesa Redonda: Ruptura de Barragens de Rejeitos de Fundão e Brumadinho - Lições para a Engenharia', realizada pelo curso de engenharia civil do Campus Santa Luzia no dia 14 de fevereiro.

O evento contou com a participação de discentes e docentes das áreas: geotecnia, recursos hídricos e segurança do trabalho. Os professores João Neto, Marcos Vieira, Janaína Park, Wemerton Evangelista, Daniel Miranda e Verônica Leo abordaram nas falas itens como os conceitos básicos de barragens de rejeitos, estabilidade de barragens, contaminação de cursos d'água e segurança do trabalho.

Para João Neto, mediador da mesa, coordenador do curso, é “nossa responsabilidade, enquanto curso de Engenharia, buscar o conhecimento não apenas do conteúdo clássico programático do nosso projeto de formação profissional. Devemos também promover maior proximidade com a realidade da condição de Engenharia existente em nosso país. A discussão de temas e problemas atuais certamente promove maior interesse e cativa nossos estudantes a se aproximarem cada vez mais da profissão, apontou João que é professor na área de Estruturas.

Já para a professora Verônica Leo, da área de Saneamento e Recursos Hídricos, foi uma grande oportunidade dos alunos se envolverem ainda mais com temas atuais que são bem pertinentes à área da Engenharia Civil. Acredito que eles além de conhecerem mais sobre o assunto, tiveram o senso de responsabilidade aguçados quanto ao exercício futuro de suas profissões, ressaltou a docente.

Para Tiago Simão lembra da contribuiu do evento para a formação complementar de nossos alunos, resultado esse que já pode ser observado na procura de temas semelhantes para projetos de iniciação cientifica (IC) bem como trabalhos de conclusão de curso. São nossos alunos fazendo a diferença por uma engenharia de qualidade e mais humana, relatou Tiago que também é coordenador de Pesquisa do Campus.

Para Davidson da Silva, estudante do 7º período e membro do Diretório Acadêmico de Engenharia Civil, a mesa redonda atende a expectativa dos estudantes com discussão de temas ligados ao curso com a discussão de tema polêmico e atual, barragens de rejeito, permitindo assim que os alunos tenham uma visão crítica sobre o assunto e podendo subsidiar discussões técnicas, e não comente pelos noticiários do dia a dia.