Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Páginas dos Grupos de Pesquisa > Regeneração Urbano-Ambiental (RUA)
conteúdo

Regeneração Urbano-Ambiental (RUA)

Conciliando o problema de falta de recurso para pesquisa e a maior crise ambiental da história recente, objetiva-se, por meio da criação e da consolidação de um grupo de pesquisa em regeneração urbano-ambiental, o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinar e transdisciplinar na geração de benefícios à região de Santa Luzia, em consonância com a Agenda 2030 e com a finalidade de criação dos Institutos Federais contemplada na Lei nº 11.892/2008. Para tanto, são propostas as seguintes linhas de pesquisa: Saneamento, Meio Ambiente e Tecnologias
Sustentáveis; Hidráulica e Recursos Hídricos e Planejamento Socioterritorial e Políticas Públicas. Pretende-se, no período de um ano, consolidar as linhas de pesquisa do grupo - com reuniões que serão nutridas por textos sobre o tema e que geraram discussões e reflexões, culminando também nas ações do grupo. Prevê-se, nesse contexto, a geração de um mapa mental ligando os membros com as linhas de pesquisa e suas futuras ações. Ademais, visa-se criar um ambiente de discussão qualificado e de excelência técnica sobre o desenvolvimento e a sustentabilidade urbano-ambiental. Além das reuniões mensais, o grupo promoverá um evento com foco na temática com palestrantes do grupo e outros externos ao IFMG. Espera-se também, com a criação do grupo de pesquisa, promover o envolvimento de todo o campus com as temáticas do grupo, estimular a produção de trabalhos de conclusão de curso relacionados a tais temáticas e desenvolver artigos científicos e materiais acadêmicos
com suporte dos estudantes bolsistas. Em conjunto com as atividades citadas, será construída uma página com: mapa mental, ações implementadas no âmbito deste projeto, linhas de pesquisa, participantes do grupo, publicações dos membros que se relacionam com a temática e, por último, um portfólio de cursos oferecidos pelo grupo de pesquisa.
Palavras-chave do projeto: sustentabilidade ambiental; objetivos de desenvolvimento sustentável; políticas públicas; tecnologias sociais.

LINHAS DE PESQUISA

O destaque para o grupo RUA se dá, além de suas linhas de pesquisa, para participação dos membros desse projeto. Atualmente, possuímos participantes externos do corpo acadêmico do IFMG, participantes internos , como docentes, discentes e técnicos de laboratório. A ideia de abrangência é justamente unir diversas esferas de conhecimento para enriquecer o trabalho desenvolvido. Outro ponto é a parceria com outros grupos , tanto de pesquisa como de extensão, que possuem temas e debates afins ao RUA.