Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas (PIBIC, PIBIC Jr, PIBITI, PIBITec, ITI e DTI-C)
conteúdo

Notícias

Aberta seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas (PIBIC, PIBIC Jr, PIBITI, PIBITec, ITI e DTI-C)

publicado: 20/12/2018 19h21, última modificação: 07/01/2019 10h13

Estarão abertas, até 15 de janeiro, as inscrições para a seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas (PIBIC, PIBIC Jr, PIBITI, PIBITec, ITI e DTI-C). O Processo Seletivo 2019 do Programa de Fomento à Pesquisa Básica e Aplicada do IFMG - Campus Ouro Preto visa fomentar estudos voltados para as modalidades de Pesquisa Básica e de Pesquisa Aplicada.

Clique aqui para acessar o documento completo do Edital de nº 058/2018

O proponente deverá definir a linha da proposta:

  • Linha A - Pesquisa Básica
  • Linha B - Pesquisa Aplicada

Pesquisa Básica se caracteriza, em linhas gerais, pela aquisição de novos conhecimentos e elaboração teórica. Pesquisa Aplicada é aquela que utiliza conhecimentos da pesquisa básica para solução de problemas específicos envolvendo os interesses locais e/ou regionais. Reconhecendo a linha tênue entre pesquisa básica e aplicada, que se sobrepõe no cotidiano da produção científica, enumeram-se as seguintes características dos projetos de pesquisa aplicada a serem observados pelos proponentes:

  1. A proposta deve ser dirigida à solução de problemas específicos, observados nas diferentes escalas de análise e campos do conhecimento.
  2. O referencial teórico e metodológico da pesquisa deve ser devidamente indicado no corpo do projeto, o qual deverá ser lançado na plataforma do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), afiliando a reflexões anteriores sobre o mesmo problema.
  3. O tema de pesquisa deve ser de interesse social, preferencialmente atrelado a demandas do setor produtivo, do setor de serviços, das forças armadas, do planejamento público, do terceiro setor ou outras organizações da sociedade.
  4. Os projetos devem indicar claramente os aspectos inovadores da proposta, validação de metodologias, ampliação de pesquisas já consolidadas, novas tecnologias, aperfeiçoamento de produtos e/ou processos, etc.
  5. Os projetos devem ser organizados em torno de produtos a serem desenvolvidos durante sua vigência, indicando a sua natureza: produção bibliográfica (artigos, livros, manuais, cartilhas, diagnósticos, etc.), patentes, registro de softwares, experimentos, etc.
  6. Para a definição de Pesquisa Aplicada, os avaliadores verificarão se o projeto responderá positivamente, pelo menos, duas das perguntas abaixo: O resultado da pesquisa tem aplicação prática de curto e/ou médio prazo?
    O projeto busca solucionar um problema específico e concreto? A pesquisa busca desenvolver novos produtos ou processos?


O projeto deverá ser submetido pelo orientador da proposta, que deve ser servidor efetivo do IFMG - Campus Ouro Preto, com formação de nível superior, não podendo estar afastado ou se afastar por mais de 60 dias durante a vigência da bolsa. O proponente poderá submeter até duas propostas de projeto como orientador, podendo ser co-orientador e/ou membro da equipe de outros projetos.

Orientação para submissões

Haverá plantão virtual para ajuda nas submissões todos os dias, pelo e-mail: luciana.vale@ifmg.edu.br, e também plantão presencial na DIPPE, nos horários:
             a) 09/01/19 - 14:00 às 18:00
             b) 10/01/19 - 12:30 às 14:30 e 17:00 às 19:00
             c) 11/01/19 - 11:30 às 13:00
Inscrições


A inscrição deverá ser realizada pelo endereço https://suap.ifmg.edu.br até às 23:59 horas do dia 15 de janeiro de 2019.