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Eixos Temáticos

publicado 21/09/2018 17h22, última modificação 21/09/2018 17h42

A elaboração do PDI envolve o levantamento de informações que englobam os seguintes conteúdos temáticos:

1. Perfil Institucional:

Apresentação da Instituição;
Histórico de Implantação e Desenvolvimento;
Áreas de Atuação Acadêmica;
Missão, Visão, Valores;
Objetivos e Metas;

Indicadores;
Mapa Estratégico;
Portfólio de projetos estratégicos.

2. Projeto Pedagógico Institucional (PPI):

Inserção regional;
Princípios filosóficos e técnico-metodológicos gerais que norteiam as práticas acadêmicas;
Políticas Institucionais de Ensino, Extensão,Pesquisa e Inovação;
Políticas de Gestão;
Responsabilidade Social;
Formas de acesso;
Programas de apoio pedagógico e financeiro;
Estímulos à permanência;
Organização estudantil;
Acompanhamento dos egressos.

3. Plano de oferta de cursos e vagas:

Apresentação de dados relativos ao número de vagas, dimensões das turmas, turno de funcionamento e regime de matrícula dos cursos;
Situação atual dos cursos (em funcionamento, em fase de autorização ou de futura solicitação), incluindo o cronograma de expansão na vigência do PDI conforme detalhamento a seguir: Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia); Seqüenciais (formação específica, complementação de estudos); Programas Especiais de Formação Pedagógica; Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu); Campi e cursos fora de sede.

4. Educação a distância:

Abrangência geográfica;
Relação de polos de educação a distância previstos para a vigência do PDI;
Infraestrutura física, tecnológica e de pessoal projetada para a sede e para os polos de educação a distância, em consonância com os cursos a serem ofertados;
Descrição das metodologias e das tecnologias adotadas e sua correlação com os projetos pedagógicos dos cursos previstos;
Previsão da capacidade de atendimento do público-alvo.


5. Organização didático-pedagógica:

Plano para atendimento às diretrizes pedagógicas, estabelecendo os critérios gerais para definição de:
- Inovações consideradas significativas, especialmente quanto à flexibilidade dos componentes curriculares;
- Oportunidades diferenciadas de integralização curricular;
- Atividades práticas e estágio;
- Desenvolvimento de materiais pedagógicos;
- Incorporação de avanços tecnológicos;
- Perfil de egresso;
- Seleção de conteúdos;
- Processo de avaliação;
- Práticas pedagógicas inovadoras;
- Políticas e práticas de educação à distância;
- Políticas de educação inclusiva.


6. Organização administrativa:

Organização administrativa da instituição e políticas de gestão;
Estrutura Organizacional, Instâncias de Decisão e Organograma Institucional e Acadêmico;
Órgãos Colegiados: competências e composição;
Órgãos de apoio às atividades acadêmicas;
Identificação das formas de participação dos professores, tutores e estudantes nos órgãos colegiados;
Procedimentos de autoavaliação institucional e de atendimento aos estudantes;
Ações de transparência e divulgação de informações da instituição;
Eventuais parcerias e compartilhamento de estruturas com outras instituições, demonstrada a capacidade de atendimento dos cursos a serem ofertados;
Relações e parcerias com a comunidade, instituições e empresas (mecanismos institucionais de interação com o mundo do trabalho e a prática social).

7. Perfil do corpo docente e técnico-administrativo:

Composição (titulação, regime de trabalho, experiência acadêmica no magistério superior e experiência profissional não acadêmica);
Plano de Carreira;
Critérios de seleção e contratação;
Procedimentos para substituição (definitiva e eventual) dos professores do quadro;
Cronograma e plano de expansão do corpo docente, com titulação e regime de trabalho, detalhando perfil do quadro existente e pretendido para o período de vigência do PDI.


8. Infraestrutura Física:

Salas de aula, biblioteca, laboratórios, instalações administrativas, sala de docentes, coordenações, área de lazer e outros;

Em relação à biblioteca, quantificar acervo por área de conhecimento (livros e periódicos, assinatura de revistas e jornais, obras clássicas, dicionários, enciclopédias, vídeos, DVD e assinaturas eletrônicas); espaço físico para estudos; horário de funcionamento; pessoal técnico-administrativo; serviços oferecidos; formas de atualização e cronograma de expansão do acervo.
Em relação aos laboratórios, verificar instalações e equipamentos existentes e a serem adquiridos, indicando sua correlação pedagógica com os cursos e programas previstos;
Recursos de informática disponíveis;
Relação equipamento/aluno;
Descrição de inovações tecnológicas significativas;
Recursos tecnológicos e de audiovisual;
Plano de promoção de acessibilidade e de atendimento diferenciado a portadores de necessidades especiais;
Cronograma de expansão da infraestrutura.


9. Capacidade e sustentabilidade financeira:

Levantamento de dados financeiros atuais;
Demonstração da sustentabilidade financeira, incluindo os programas de expansão previstos no PDI;
Estratégia de gestão econômico-financeira;
Planos de investimentos;
Previsão orçamentária e cronograma de execução (5 anos).