Você está aqui: Página Inicial > Demais notícias > Perguntas frequentes > Sobre Ensino a distância
conteúdo

Perguntas frequentes

Sobre Ensino a distância

publicado: 27/03/2017 17h38, última modificação: 27/03/2017 17h38

O que é Educação a Distância?

De acordo com o Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta o art. 80 da LDB, lei nº 9.394/96, "a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”.

Como funciona?

A Educação a Distância utiliza-se de vários meios de comunicação para aproveitar melhor o tempo destinado à aprendizagem. O aluno tem seu tempo de estudo, pois todos os conteúdos das disciplinas ou cursos possuem um plano de aula previamente agendado e elaborado de modo a permitir o acompanhamento dos assuntos junto ao professor. O uso das tecnologias na educação, como um todo, gera melhores resultados quando usadas apropriadamente. Pensando nisso, os cursos são redesenhados para se adaptar à tecnologia, fornecendo um conteúdo rico e interativo.

Quais são as vantagens da Educação a Distância?

A principal vantagem da educação a distância está em possibilitar uma maior abrangência geográfica na oferta de vagas, dada a dimensão continental do nosso país. Além disso, podemos destacar mais vantagens, como: metodologia diferenciada, custos reduzidos, autonomia do aluno, acesso dos alunos a qualquer tempo e lugar, interatividade entre alunos, professores e tutores/formadores, apoio didático-pedagógico por meio de ambiente de aprendizagem, entre outras.