Você está aqui: Página Inicial > InfoCursos > Metalurgia > Objetivos
conteúdo

Metalurgia

Objetivos

publicado: 13/01/2017 16h24, última modificação: 27/03/2017 13h26

Objetivo Geral

Formar profissionais de nível técnico em metalurgia, para atuar em diversas atividades relacionadas à sua formação técnica, como o desenvolvimento de atividades de extração dos metais e suas ligas, a partir de seus respectivos minérios e, a transformação destes metais e ligas em produtos úteis para o homem.

Objetivos Específicos

Auxiliar o engenheiro nas diversas atividades desenvolvidas na indústria. O Técnico em Metalurgia está apto a desempenhar as funções correlatas à supervisão e controle dos processos de preparação de matérias-primas e insumos; das análises químicas, metalográficas e dos ensaios mecânicos; dos processos de fundição, modelagem e tratamento térmico de peças metálicas. Além disso, o Técnico em Metalurgia está habilitado para inspecionar e orientar a manutenção de equipamentos e de instalações; para elaborar projetos de ferramentas bem como para desenvolver projetos.
Disseminar as boas práticas de gestão da qualidade integradas com a preocupação com a segurança dos trabalhadores e a preservação ambiental;

Contribuir para um maior desenvolvimento do parque industrial nacional, formando profissionais técnicos qualificados, de forma a proporcionar uma maior eficiência nos processos industriais;

Proporcionar aos alunos conhecimentos nas diversas áreas do setor metalúrgico, de forma a suprir a carência de mão de obra da região.