Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Ouro Branco disponibiliza à sua comunidade a rede sem fio Eduroam

IFMG Campus Ouro Branco disponibiliza à sua comunidade a rede sem fio Eduroam

Com o objetivo de permitir o login de seus usuários em vários outros pontos de acesso espalhados por instituições de ensino do mundo, a coordenação de tecnologia da informação do campus implementou o acesso à rede Eduroam.
publicado: 31/07/2018 18h07, última modificação: 01/08/2018 14h15

eduroam

Lançado no Brasil em 2012, o Eduroam (education roaming) é um serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa, que oferece acesso à internet por meio de Rede Wireless e o melhor: já está disponível no IFMG para toda a comunidade acadêmica.

O sistema está presente em mais de 90 países e permite conexão à internet de forma gratuita e simples, sem a necessidade de múltiplos logins e senhas. Alunos, professores e técnicos do IFMG já podem utilizar o serviço nos campi (que já ativaram o recurso), em instituições federais de ensino e outras universidades que também disponibilizam o Eduroam (como a PUC Minas, por exemplo). O acesso será feito sempre da mesma forma, independentemente do campus ou instituição na qual o usuário se encontre.

Como acessar?
Para acessar o serviço, os usuários deverão se autenticar na rede utilizando como identificação login de rede ou RA, juntamente com o sufixo @ifmg.edu.br

Exemplo:
RA: 20003465
Identificação no Eduroam:  20003465@ifmg.edu.br

O login de rede/RA e senha são os mesmos utilizados para acesso ao Conecta/MeuIFMG/SEI.

Veja os tutoriais de acesso: tutorial 1, tutorial 2.

Método EAP: PEAP
Autenticação de Fase 2: MSCHAPV2
Certificado de CA: NÃO VALIDAR
Identidade: login_ou_RA@ifmg.edu.br
Identidade Anônima: Não usar
Senha: Senha de acesso à rede e/ou meuIFMG

conexão eduroam

Imagem: configuração da rede Eduroam para Android .