Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Observatório da Educação Profissional e Tecnológica > Pesquisas > Perfil dos pesquisadores e extensionistas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em Minas Gerais

publicado: 13/04/2019 11h33, última modificação: 19/03/2024 14h25

Prof. Bráulio Silva Chaves
Doutor em História
Professor do CEFET-MG – Campus Belo Horizonte
Pesquisador do Observatório

Áreas do conhecimento: Ciências humanas, educação e história.

Linha de pesquisa: perfil de pesquisadores e extensionistas da RFEPCT

A pesquisa propõe a constituição de um painel de habilidades e competências dos servidores da rede que permitiria a elaboração de Portfólio institucional para aproximação entre as instituições e o mundo do trabalho. Por meio dos dados aferidos do perfil docente – formação e produção técnica e científica – seria possível vislumbrar as fissuras institucionais e fornecer insumos para atuação administrativa no sentido do fomento da pesquisa e da extensão. O portfólio poderia ainda subsidiar ações de aproximação, no âmbito de Minas Gerais, possibilitando a consolidação de espaços de contato e diálogo. Acredita ainda que a realização do reconhecimento da heterogeneidade do corpo docente e de sua redistribuição ao longo dos campi e das microrregiões mineiras evidenciará as distorções no manuseio do “capital humano”. Espera-se encontrar distorções, docentes com alta vocação para pesquisa e extensão concentrados em dados ambientes em prejuízos de outros. A confirmação dessa assertiva pode ensejar o reenquadramento de atuações através de projetos coletivos interinstitucionais. Propõe-se uma análise quantitativa para o mapeamento do perfil de pesquisadores e extensionistas, a partir de suas formações acadêmicas e produções científicas e tecnológicas, utilizando a mineração de dados para extração em plataformas abertas como Lattes, SISTEC e Nilo Peçanha. Na fase inicial de delineamento da população, os campi dos Institutos e do CEFET-MG serão considerados como unidades básicas de análise. Espera-se a obtenção de metadados dessa população, utilizando dados do Portal da Transparência, do MEC e dos próprios sites dos institutos e do CEFET-MG.

registrado em: