Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim realiza 1ª Feira de Empregabilidade e Cidadania do Programa Autonomia e Renda Petrobras
conteúdo

Notícias

Campus Betim realiza 1ª Feira de Empregabilidade e Cidadania do Programa Autonomia e Renda Petrobras

Feira conecta estudantes, empresas e instituições em prol da inclusão produtiva, geração de renda e fortalecimento da educação profissional.
publicado: 16/06/2025 19h04, última modificação: 24/07/2025 12h32

Um espaço para transformar conhecimento em oportunidades reais. Assim foi a 1a Feira de Empregabilidade e Cidadania do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Betim, realizada no dia 10 de junho. A iniciativa reuniu estudantes dos cursos técnicos e egressos, empresas do setor industrial, autoridades institucionais e membros da comunidade para uma programação repleta de trocas e aprendizados.

Organizado pelas equipes do IFMG e da Petrobras, com apoio de instituições parceiras, o evento promoveu palestras, exposição de empresas e contato direto com o mundo do trabalho, reforçando a proposta de gerar inclusão produtiva por meio da educação profissional.

União de forças em prol da transformação social

000 petro.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes da Petrobras, do IFMG, da Faifsul, além de instituições como Senai e Sine. Em sua fala, o reitor do IFMG, professor Rafael Bastos Teixeira, destacou que “são mundos que se abrem nessa união entre o IFMG, a Petrobras, a Faifsul e empresas parceiras que se unem a nós com o mesmo propósito de capacitação e inclusão social”.

Para a professora Marie Luce Tavares, coordenadora do programa Autonomia e Renda no IFMG, eventos como esse materializam sonhos não apenas dos estudantes, mas também de suas famílias e de toda a comunidade.

Contato direto com empresas e novas possibilidades

Durante a programação, as empresas C3, Ektor, Nitnave, Normatel, QWS Serviços, e Stellantis apresentaram suas áreas de atuação e dialogaram diretamente com os estudantes, oferecendo orientações sobre o mercado, processos seletivos e perfis profissionais mais buscados.

As atividades incluíram ainda palestras técnicas ministradas por representantes da Petrobras, da Refinaria Gabriel Passos (Regap), da UTE Ibirité e do Comitê de Diversidade da Regap, com temas como manutenção industrial, transição energética e responsabilidade social.

A feira integra um conjunto de ações do Programa Autonomia e Renda Petrobras, que segue com dois cursos em andamento no campus Betim: Mecânico de Máquinas Industriais e Técnico em Mecânica.

Além disso, estão abertas as inscrições para novas formações: o curso de Montador de Andaimes no campus IFMG de Ribeirão das Neves e o de Auxiliar de Serviços Diversos no campus de Santa Luzia.

- Inscrições Montador de Andaimes - Ribeirão das Neves: https://ifs.estudante.autonomiaerenda.com.br/edital/15
- Inscrições Auxiliar de Serviços Diversos - Santa Luzia: https://ifs.estudante.autonomiaerenda.com.br/edital/22

Com iniciativas como essa, o programa reafirma seu compromisso com a geração de emprego, renda e dignidade para quem mais precisa.

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi. Seu principal objetivo é qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos e ampliando, assim, as chances de ingresso no mercado de trabalho.

Acompanhe o site autonomiaerenda.com.br e as redes sociais para saber mais.

Leia mais

Clique Aqui | Aula inaugural marca início de cursos gratuitos do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus Betim

Clique Aqui | Aula inaugural do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus Betim destaca inclusão e oportunidades

Clique Aqui | Em parceria com a Petrobras, IFMG oferta qualificação profissional em Betim no Programa Autonomia e Renda

Fonte: Comunicação Autonomia e Renda