Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento consolida implantação de campus do IFMG em Belo Horizonte
conteúdo

Notícias

Evento consolida implantação de campus do IFMG em Belo Horizonte

Ato realizado na Prefeitura de Belo Horizonte nesta quinta-feira contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana. Também foi formalizado o início das obras nas novas unidades de Bom Despacho e João Monlevade
publicado: 28/08/2025 17h48, última modificação: 28/08/2025 18h37

O ministro da Educação, Camilo Santana, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, e o reitor do IFMG, Rafael Bastos, formalizaram nesta quinta-feira, 28, ações relacionadas à implantação das novas unidades do instituto no Estado. Em ato realizado no Salão Nobre da Prefeitura, Álvaro Damião assinou o termo de compromisso da Operação Urbana Simplificada (OUS) que permitirá a instalação do campus da instituição na região do Barreiro. 

O documento propõe a articulação das secretarias municipais para agilizar a construção do campus em Belo Horizonte, após o projeto de lei que autoriza a criação da unidade ter sido aprovado, em primeiro e segundo turnos, pela Câmara Municipal de BH.

O ministro Camilo Santana e o reitor Rafael Bastos, por sua vez, assinaram os termos de início da construção dos blocos didáticos dos novos campi em Bom Despacho e João Monlevade. Cada obra contará com recursos de cerca de R$ 7 milhões, provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

“A educação não pode esperar, o Instituto traz uma série de oportunidades para transformar a vida dessas pessoas que, com seu empenho, chancelaram a nossa presença na região”. Rafael Bastos, reitor do IFMG

As três novas unidades - Belo Horizonte, Bom Despacho e João Monlevade - fazem parte da expansão dos Institutos Federais, anunciada pelo Governo Federal em 2024, como parte do Novo PAC. Com as construções, o IFMG chegará a 21 campi, uma das maiores estruturas educacionais do Estado. Também foram destinados investimentos para consolidação de unidades já existentes, incluindo restaurantes, quadras e equipamentos. 

Campus no Barreiro

A área destinada ao IFMG em Belo Horizonte está localizada na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, entre as ruas Alfredina Amaral e Maria Letícia. O prefeito Álvaro Damião e demais autoridades destacaram a relevância da atuação da população do Barreiro, que se mobilizou para que o Instituto fosse instalado na região, por meio de um documento com mais de 12 mil assinaturas.

De acordo com o prefeito Álvaro Damião, muitas barreiras foram quebradas para que se consolidasse o anúncio, em tempo recorde, do Instituto em Belo Horizonte. “Foram muitos dias de trabalho da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, do governo federal, todos nós imbuídos em um pensamento só, de termos o Instituto Federal em Belo Horizonte, porque a educação muda o futuro das pessoas”, afirmou.

Ao todo, o terreno destinado ao IFMG tem 206 mil metros quadrados, dos quais 90% deverão ser mantidos pela instituição como área de preservação permanente. Caberá ao IFMG preservar e gerir a área ambiental do terreno, além de realizar os investimentos em infraestrutura e manutenção necessários para garantir o funcionamento da unidade.

Evento na PBH formaliza novas unidades do IFMGA previsão é de que as obras tenham início em breve. “Nossa previsão é entregar o IFMG o mais rápido possível, já temos um projeto e todo o processo prontos”, informou o ministro Camilo Santana. Entre as próximas ações está a realização, também, de audiências públicas para alinhar a oferta de cursos às demandas da comunidade. 

Enquanto a unidade estiver em construção, o IFMG deve contar com uma sede provisória. “A educação não pode esperar, o Instituto traz uma série de oportunidades para transformar a vida dessas pessoas que, com seu empenho, chancelaram a nossa presença na região”, afirmou o reitor, Rafael Bastos. O dirigente lembrou que já existem iniciativas do IFMG em andamento no Barreiro, como os cursos do Partiu IF, que preparam estudantes para processos seletivos de instituições federais.

Autoridades - O ato solene na Prefeitura de Belo Horizonte contou com a presença de diversas autoridades. À mesa estiveram, além do ministro Camilo Santana, do prefeito Álvaro Damião e do reitor Rafael Bastos, os deputados Célia Xacriabá, Rogério Corrêa, Reginaldo Lopes, Lohana França e Ana Paula Siqueira; o presidente da Câmara Municipal de BH, Prof. Juliano Lopes; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica substituto do Ministério da Educação, Cláudio Alex Rocha; a secretária municipal de Educação, Natália Araújo; e o representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Leonardo Evangelista. 

Também compareceram ao evento os prefeitos de Bom Despacho, Fernando Andrade, e de João Monlevade, Laércio Ribeiro, e dirigentes de outras instituições, como as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), Juiz de Fora (UFJF), Ouro Preto (Ufop), São João del-Rei (UFSJ), Cefet-MG, entre outros.

Visita à Reitoria

O ministro Camilo Santana aproveitou a ocasião para conhecer a Reitoria do IFMG, no Bairro Buritis. Ele foi recebido pelos servidores com uma apresentação musical protagonizada pelos estudantes de cursos técnicos Geovanna Oliveira e Heitor Marcatto, do Campus Ibirité.

Durante sua visita, Camilo Santana destacou a importância dos Institutos Federais e o desejo de continuar expandindo a rede. “Para isso a gente sabe que precisa de planejamento, não é só a edificação do prédio. É equipamento, contratação de professores, melhorar as condições para os servidores técnico-administrativos, enfim, é um conjunto que precisa ser bem feito, para que a gente possa alcançar a eficiência, o know-how e a qualidade dos nossos institutos”, pontuou.

Visita do ministro Camilo Santana à Reitoria do IFMG