Notícias
Partiu IF aprova 209 estudantes no Processo Seletivo do IFMG
O IFMG registrou resultados expressivos com o Programa Partiu IF: ao todo, 209 estudantes da rede pública que participaram da iniciativa foram aprovados na primeira chamada do Processo Seletivo 2026 para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Além disso, outros 548 alunos conquistaram classificação como excedentes, mantendo chances de ingresso nas próximas chamadas.
A edição 2025 do programa atendeu mais de 800 estudantes distribuídos em 19 turmas nos campi do IFMG, consolidando-se como uma estratégia institucional de incentivo à entrada de jovens da rede pública no ensino técnico federal. Participaram do projeto alunos das cidades de Arcos, Bambuí, Belo Horizonte, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.
Formação e propósito
Ofertado como um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), o Partiu IF ofereceu preparação pedagógica, acompanhamento psicossocial e ações formativas direcionadas ao desenvolvimento acadêmico, pessoal e social dos participantes. A iniciativa do Governo Federal, que abrange todo o país, busca reduzir desigualdades educacionais e ampliar as oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social.
No âmbito do IFMG, foram ministradas presencialmente aulas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências da Natureza. Também foram realizadas atividades culturais e esportivas como complemento à formação. Além do foco na preparação dos estudantes para o processo seletivo, o programa atuou no fortalecimento da autoestima, autonomia e projeto de vida, contribuindo para o desenvolvimento integral dos participantes.
Impacto para os alunos
Os números de aprovação reforçam o impacto do programa na trajetória dos jovens atendidos. A estudante da cidade de Arcos, Melina Rodrigues Frias, frequentou as aulas do Partiu IF ao longo do ano e conseguiu sua aprovação no processo seletivo. Ela foi classificada para o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Arcos. “Ter participado do Partiu IF foi uma longa caminhada e uma grande honra. A atenção que os professores deram para aprendermos o conteúdo e os momentos de aulas práticas foram muito bons. Foi um passo a mais no sonho que temos de entrar para o Instituto”, contou.
Reconhecimento e continuidade
Para o professor e coordenador institucional do programa, Diego Henrique Figueira de Melo, os resultados demonstram o alcance coletivo da ação. “O Partiu IF cumpriu seu papel educacional e social. Agradeço a cada um dos coordenadores locais que me ajudaram no andamento do programa nessas 19 turmas. Agradeço também a todos os professores, monitores, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais que deram todo o apoio a cada um dos alunos. Não posso deixar de ressaltar o apoio da Pró-reitoria de Extensão para que todo o processo pudesse ser executado. Esperamos continuar com esse trabalho no próximo ano”, avaliou.
