Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa do Campus Ouro Preto “Saneamento Participativo” é selecionada para a COP30
conteúdo

Notícias

Pesquisa do Campus Ouro Preto “Saneamento Participativo” é selecionada para a COP30

Ação conquistou o primeiro lugar na categoria vinculada ao ODS 6 em edital da Setec. Trabalho, recém-apresentado no InovEPT 2025, integra as medidas compensatórias ao rompimento da barragem de Fundão.
publicado: 12/06/2025 19h03, última modificação: 13/06/2025 06h56

Fruto de parceria entre o Campus Ouro Preto (IFMG), a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o projeto "Saneamento Participativo: Proteção à Saúde e Geração de Trabalho e Renda em Comunidades Rurais do Distrito de Cachoeira do Brumado (Mariana/MG)", segue ganhando destaque. A iniciativa, recém-apresentada no InovEPT 2025, também foi selecionada para a COP30.

Desenvolvido entre 2022 e 2023, o “Saneamento Participativo” foi implantado no Distrito de Cachoeira do Brumado, em Mariana. Um dos principais resultados foi a construção de fossas ecológicas do tipo TEvap, com uso de materiais alternativos como pneus usados e resíduos da pedra-sabão, para colaborar no tratamento do esgoto doméstico. A proposta é de baixo custo, fácil replicação e envolve ativamente a comunidade local, com foco na resolução de problemas socioambientais.

Os recursos que viabilizaram a iniciativa são oriundos do edital interinstitucional IFMG–Ufop–UFV, com financiamento do Ministério Público do Trabalho, como parte das medidas compensatórias à tragédia ambiental na Bacia do Rio Doce ocasionada pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015.

Segundo o professor Luciano Miguel Santos, docente do Campus Ouro Preto e um dos coordenadores, a interdição da cachoeira local em 2015, devido à má qualidade da água, trouxe sérios prejuízos à saúde pública e à economia do distrito, afetando diretamente o turismo, a agricultura familiar e a comercialização do artesanato.

“Com a implantação das fossas ecológicas, a comunidade foi capacitada e mobilizada, resultando em melhorias significativas na qualidade da água, redução de doenças de veiculação hídrica, retomada das atividades turísticas e valorização da produção artesanal local”, explica.

COP30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) ocorrerá em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025. Classificada em primeiro lugar na categoria vinculada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 6 (Água Potável e Saneamento), em edital promovido pela Setec, a pesquisa será uma das ações brasileiras presentes no evento da ONU, que reúne lideranças mundiais para debater soluções climáticas com foco na sustentabilidade e na preservação da Amazônia.

InovEPT

Entre os dias 10 e 12 de junho, o projeto esteve presente no III Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), realizado no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Brasília. Trata-se de um dos principais eventos do país voltado para a promoção da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento sustentável na educação profissional e tecnológica. Mais seis trabalhos do IFMG integraram o III InovEPT.

(Fonte: Comunicação Campus Ouro Preto)

Leia mais
Pesquisadores do IFMG têm sete trabalhos selecionados para o III InovEPT 2025