Você está aqui: Página Inicial > Demais notícias > Perguntas frequentes > Sobre estágio

Sobre estágio

publicado: 27/03/2017 17h52, última modificação: 27/03/2017 17h52

O que é o estágio supervisionado?

O estágio supervisionado faz parte da formação profissional do estudante, sendo desenvolvido no ambiente de trabalho e visa à complementação do curso o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

O estágio para os cursos a distância é obrigatório?

O estágio para os cursos técnicos atualmente oferecidos pelo CEAD/IFMG – Campus Ouro Preto não é obrigatório. Trata-se de uma atividade opcional, que após avaliação de relatório, é acrescida ao histórico do estudante.

Quais estudantes podem se candidatar a um estágio?

Estudantes que estiverem matriculados e frequentando regularmente e apresentem disponibilidade para desenvolver as atividades do estágio.

Quando um estudante pode se candidatar a um estágio?

Em qualquer tempo, desde que atenda as exigências anteriores. Estudantes que já colaram grau ou perderam o vínculo com o IFMG não conseguem realizar estágio vinculados a essa instituição.

O que o estudante precisa fazer para realizar o estágio?

Após aprovação no processo seletivo, promovido pela empresa/instituição ofertante do estágio, o estudante deverá apresentar a essa, para assinatura, os seguintes documentos:

1. Carta de Apresentação do IFMG (deverá ser solicitada ao setor de Relações Empresariais)
  2. Termo de Convênio (2 vias). Verificar se a empresa é conveniada, pois caso já seja, não é necessário novo convênio;
  3. Termo de Compromisso de estágio (3 vias);
  4. Plano de Atividades (3 vias).

Tais documentos estão disponíveis no link: http://www.ouropreto.ifmg.edu.br/estagios-e-empregos/informacoes/documentos-para-estagios/documentos-para-estagios

Os documentos deverão ser assinados pelo representante da empresa e pelo estagiário e encaminhados à Diretoria de Relações Empresarias e Comunitárias, para assinatura do representante do IFMG – Campus Ouro Preto.

Qual é a carga horária mínima do estágio?

A carga horária dos estágios varia de acordo com os projetos pedagógicos dos cursos.

O estágio é uma relação de emprego?

Não. O estágio não caracteriza  vínculo  de  emprego  de  qualquer  natureza, desde que observados os requisitos legais, não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários (Lei nº 11.788/2008).

Quem deverá acompanhar o desenvolvimento do estagiário?

O IFMG acompanhará o estagiário, através de professor designado pela coordenação de curso, e deverá ser indicado um supervisor de estágio pela empresa. Esse deve ser funcionário do quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida  no  curso  do  estagiário.

O que fazer quando terminar o estágio?

Ao término do estágio deverá ser entregue à Diretoria Relações Empresariais e Comunitárias, o RELATÓRIO DE ATIVIDADES (ENCADERNADO), para avaliação, de acordo com orientações repassadas pela Coordenação de Estágio. A ficha de Avaliação do Estagiário pela Empresa deverá ser entregue juntamente com o relatório, sem anexá-la.
Deverão ser anexados no final do relatório os seguintes documentos:

1. Declaração da concedente (empresa), em papel timbrado, carimbado, constando o período completo de estágio (início e término) e o número total de horas do estágio.
  2. Xerox da Ficha de Avaliação do Estágio por parte do Estagiário (a original deverá ser entregue para arquivamento)

ATENÇÃO: Em caso de desistência do estágio, por qualquer motivo, o aluno deverá preencher o TERMO DE RESCISÃO DE ESTÁGIO, em 3 vias.