Você está aqui: Página Inicial > Demais notícias > Perguntas frequentes > Sobre frequência e atividades

Perguntas frequentes

Sobre frequência e atividades

publicado: 27/03/2017 17h49, última modificação: 27/03/2017 17h49

Como ocorrem as avaliações em EaD?

As avaliações ocorrem em momentos presenciais. As formas e critérios de avaliação dependem das especificidades de cada disciplina. Vale ressaltar que a avaliação presencial é majoritária.

A prova será com consulta?

As provas são aplicadas no polo de apoio presencial, pelos tutores a distância. A possibilidade de consulta a qualquer tipo de material e/ou uso de tecnologia será informada pelo professor da disciplina.

Qual o prazo para os pedidos de segunda chamada?

O aluno que perder as provas presenciais poderá solicitar a realização dessas avaliações, em SEGUNDA CHAMADA. Deverá solicitar dentro do prazo máximo de 72 horas após o término do prazo impeditivo, preenchendo requerimento no polo, anexando, obrigatoriamente, o documento comprobatório. Nas Normas Complementares (no site do cead.ifmg.edu.br, coloque o mouse sobre “Controle Acadêmico” e clique sobre “Documentos”) são listados os documentos necessários para cada situação.

Quais são os motivos que irão me amparar para solicitar prova de segunda chamada?

Abaixo listo os motivos que lhe darão o direito de solicitar prova de segunda chamada:

• Doença impeditiva do comparecimento ou internação hospitalar;
    • Acompanhamento de internação, doença grave ou cirurgia de pai, mãe, cônjuge ou filho;
    • Até 8 (oito) dias corridos, de luto, a partir da data de óbito, referente ao falecimento de parentes (pai, mãe, irmãos, filho ou cônjuge);
    • Participação em atividades militares efetuadas na mesma data;
    • Convocação, com coincidência de horário e data, para depoimento judicial, policial ou assemelhado;
    • Convocação, com coincidência de horário e data, para eleições em entidades oficiais;
    • Participação em atividades de cunho cultural, esportivo ou acadêmico agenciadas 18 pelo IFMG ou por outras instituições, desde que esteja representando o IFMG;
    • Por motivo de trabalho, participação em cursos, treinamentos e reuniões considerados necessários ao seu desempenho na função exercida;
    • Ausência ocasionada em decorrência de transporte coletivo, advindo de distritos ou outras cidades.

Em todos os casos, você deverá apresentar documentos comprobatórios para provar sua alegação.

É possível ter acesso às provas já feitas?

Se as provas não forem enviadas para o polo, o aluno poderá requerer vistas de provas, através de requerimento, no polo. Lembrando que o prazo para tal é até 48h após a divulgação da nota.

Como funciona a recuperação?

Os alunos que não obtiverem nota igual ou superior a 60% dos pontos distribuídos na disciplina terão direito à prova de recuperação. Serão mantidos os pontos referentes às atividades realizadas pela plataforma e o aluno será submetido a uma prova, no valor de 60% dos pontos, que substituirá a prova presencial.