Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 17ª Edição da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

17ª Edição da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

- Estimular e promover o estudo da Matemática;

- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Diante disso, nós, professores da área de Matemática, inscrevemos todos os nossos estudantes do Curso Técnico em Edificações do IFMG - Campus Avançado Piumhi e para participarem da 17ª Edição da OBMEP de modo a representarem nossa Instituição de Ensino.

De acordo com o Regulamento da OBMEP fomos inscritos no Nível 3 e pertencemos ao grupo 3B, ou seja, poderemos classificar 12 (doze) estudantes para a 2ª Fase.

A realização da 1ª fase:

• Local: IFMG – Campus Avançado Piumhi.
  • Data: 07/06/2022, terça-feira.
  • Horário: 08:00 horas às 10:30 horas.

Informações:

• A prova da 1ª Fase consiste em uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada, totalizando 20 (vinte) pontos, sendo que cada questão dispõe de 5 (cinco) opções de resposta (A, B, C, D e E), dentre as quais apenas uma delas é a correta.
  • Não é obrigatório a participação, mas gostaríamos de contar com a presença de todos os estudantes.
  • Caso necessário, utilizaremos o seguinte critério de desempate de notas para a classificação para a 2ª Fase: Idade em ordem decrescente;

Esperamos contar com cada um de vocês!

Prof.ª Ceile Cristina Ferreira Nunes

Prof.º Vinícius Barbosa de Paiva