Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1ª Convenção de Extensão, Pesquisa e Inovação: novos desafios e oportunidades

1ª Convenção de Extensão, Pesquisa e Inovação: novos desafios e oportunidades

Mesa redonda

Com o Auditório Zélia Simões lotado, na sexta-feira, dia 17, aconteceu a 1ª Convenção de Extensão, Pesquisa e Inovação do Campus Piumhi. Sob a coordenação e a organização dos Professores Stella Tomé e Germano de Oliveira Mattosinho, responsáveis respectivamente pelos Setores de Extensão e Pesquisa, este primeiro evento dos setores teve como tema “Novos desafios e oportunidades”.

Um dos objetivos principais do evento foi fomentar a cultura de Extensão, Pesquisa e Inovação, uma vez que mais ações e projetos podem ser realizados nessas áreas. Durante todo o dia, um atraente cronograma foi apreciado por servidores, estudantes e convidados.

Às 9h da manhã, o evento teve sua sessão solene de abertura, com execução do hino nacional pelos artistas Lion César e Bruno, seguido dos pronunciamentos da Direção e dos organizadores, que enfatizaram a relevância da Pesquisa e da Extensão como pilares do desenvolvimento educacional. Essa importância foi reforçada com os trabalhos apresentados em formato de banners e protótipos, que ficaram expostos durante o SemEPI (Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação). Assim, o público pôde conferir o desenvolvimento e os resultados dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes e estudantes dos cursos Técnico em Edificações e Engenharia Civil do IFMG - campus Avançado Piumhi.

A partir das 11h, o circuito de palestras foi iniciado pelos Pró-reitores de Extensão (Fernando Gomes Braga) e de Pesquisa (Neimar Freitas Duarte), além do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (Edilson Nolaço dos Santos), do gerente da Incubadora de Empresas “Arquipélagos” do IFMG (Norimar de Melo Verticchio), do coordenador de Gestão e Prospecção de Projetos de PD&I do Polo de Inovação (Adriano Olímpio Tonelli), e do editor chefe da Revista ForScience (Bruno César de Melo Moreira) do IFMG. Além disso, os momentos de coffee break proporcionaram a confraternização e a discussão das informações obtidas nas palestras.

O evento teve seu encerramento com uma mesa redonda, que contou com a presença dos professores organizadores e dos palestrantes. Nela, foram discutidas questões sobre a importância das ações de Pesquisa e Extensão, bem como os formatos ideais para que elas aconteçam, além das possibilidades de desenvolvimento de ações conjuntas entre os campi e a possível utilização dos ambientes que cada um possui – como o Polo de Inovação para o desenvolvimento de projetos empreendedores, por exemplo.

Na visão dos organizadores, considerando seu formato, o evento foi pioneiro no IFMG. Isso porque contou com os gestores de todos os setores que envolvem Extensão, Pesquisa e Inovação, objetivando, principalmente, a sensibilização com relação à importância das ações nessas áreas para o desenvolvimento dos estudantes e dos docentes.