Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações do IFMG Campus Piumhi no mês de maio em tempos de pandemia
conteúdo

Notícias

Ações do IFMG Campus Piumhi no mês de maio em tempos de pandemia

O mês de maio foi bem agitado no IFMG Campus Piumhi, mesmo com o calendário acadêmico suspenso, diversas ações, diante da pandemia do Covid-19, que envolvem servidores, alunos e parceiros do campus estão sendo desenvolvidas, dentre elas, destacamos:

 

Doação de máscaras tipo face Shields a instituições de Piumhi e região

 Até o dia 31 de maio, o Campus Piumhi fez a doação total de 1072 máscaras, sendo 735 neste mês. Estas doações só foram possíveis, devido aos grandes parceiros: Eletromarzinho, Supermercado Tuiuti, Sumiriko Indústria de Borrachas, Sicoob Credifor, IFMG Campus Arcos e Ibirité, estudantes, Yuri Goulart, Fillipe Silva e Mariana Souza, além dos servidores, Roque Paulinelli, Stella Tomé, Humberto Melo e Lucas Oliveira. Confira no quadro abaixo as instituições atendidas no mês de maio. 

INSTITUIÇÃO

QUANTIDADE

DEMANDA ATENDIDA

Santa Casa de Piumhi

30

100%

Polícia Militar

14

100%

Secretária de Saúde de Piumhi

100

100%

Corporação de Bombeiros de Piumhi

13

100%

APAE Piumhi

50

100% 

Casa dos Velhinhos de Piumhi

50

100%

Secretaria Municipal de Saúde de Doresópolis

40

100%

Secretaria Municipal de Saúde de São Roque

30

100%

Sindicato dos Servidores Municipais de Piumhi

8

100%

Hospital Regional do Câncer/ Santa Casa de Misericórdia de Passos

400

52%

 

Professores depositam patente para o combate à Covid-19

Os professores Felipe da Silva Alves, Pedro Luiz Teixeira de Camargo e Humberto Melo, junto com o engenheiro mecânico Giovani Souza de Miranda, da empresa Bureau Veritas, depositaram uma patente para o combate à Covid-19. O “Ventilador pulmonar mecânico seguro, de baixo custo e com capacidade de atendimento múltiplo e individualizado de pacientes” propõe-se a contribuir para um dos maiores problemas que a saúde pública tem enfrentado em nosso país nos últimos tempos: a enorme fila para uso de respiradores mecânicos do SUS.

Projeto “Arte que Fala”

As professoras Ranucy Campos e Mariana Schuchter desenvolveram o projeto “Arte que Fala”. Nele, todos os estudantes do campus, foram convidados para participarem do projeto, contando como está esse momento de pandemia. Se expressando por meio de diversas linguagens: escrevendo poesia ou prosa; desenhos, pinturas, fotografias, filmes; textos; pesquisas e compartilhando músicas e vídeos; falando sobre o que está acontecendo no mundo ou em suas vidas nos últimos dias.

Biblioteca Delivery

As servidoras do setor de biblioteca, Marcela Soares Machado e Andreia Damasceno, criaram o serviço de Biblioteca Delivery.  Com o objetivo de auxiliar os alunos em seus estudos, neste momento de crise, o projeto leva a biblioteca até as casas dos discentes e servidores do campus. Os mesmos solicitam, via e-mail, os livros de seu interesse para efetuar o empréstimo ou informam o desejo de fazer a devolução de materiais que estejam em seus nomes e as servidoras vão até a residência do solicitante, prestar este serviço.

Alunos do Campus, conquistam 2o lugar no DESAFIO ONLINE SEBRAELAB

A equipe do IFMG Campus  Piumhi, formada pelos alunos Aguinaldo Silva Jr., Josiane Rodrigues, Fernando Barros, Letícia Gomes e Thiago Oliveira, brilharam com o honroso 2o lugar no DESAFIO ONLINE SEBRAELAB realizado pelo SEBRAE/PE a nível nacional. Em sua primeira edição o desafio foi uma maratona de ideação para alunos do ensino médio, técnico e universitários, baseada na solução de problemas reais fundamentados nos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, durante e pós-contexto de pandemia da COVID-19. Eles disputaram com mais 279 participantes divididos em 48 equipes.

Bate papo sobre Empreendedorismo

O IFMG Campus Avançado Piumhi disponibilizou vídeos sobre o tema Empreendedorismo, nas várias vertentes que este aborda: Empreendedorismo para todos (Dhomini Fontes); 6 Erros Comuns ao Empreender com Tecnologia (Carlos José Costa); 3 Passos para começar a Empreender (João Vítor Gonçalves); Negociação para Empreendedores (Weliton Pugas Azevedo); Empreendedorismo e Estágio (Sarah Felício Teixeira); Empreendedorismo em tempos de COVID-19 (Lucas Garcia Araújo).