Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Adesão a Comunidade Federada amplia recursos de TI no IFMG

Adesão a Comunidade Federada amplia recursos de TI no IFMG

Licenciamento gratuito de software Microsoft, repositório de vídeos e acesso ao Portal de Periódicos da Capes fora da rede do IFMG são alguns dos benefícios disponibilizados

Imagine uma rede que reúna diversas instituições de ensino e pesquisa do País e que permita aos usuários, a partir da sua conta de acesso na instituição de origem, acessar serviços oferecidos pelas demais entidades parceiras. Essa é a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), federação de identidade à qual o IFMG acaba de aderir.
logomarcas do IFMG e Rede CAFe

A CAFe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento. O serviço é gerido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que mantém o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação (TI) do IFMG, Luiz Henrique Ferreira e Pereira, são vários os serviços providos pela RNP e associados, com o benefício de um login único. Além disso, a adesão é um dos requisitos para usufruir de serviços fornecidos por outras instituições de ensino federal no Brasil e até mesmo no exterior. “O principal benefício para os clientes da CAFe é a possibilidade de utilizar os diversos serviços disponibilizados pelas inúmeras organizações que integram eduGAIN”, detalha o diretor de TI.

Serviços
Confira, abaixo, alguns dos principais serviços. Vários outros podem ser consultados no portal da RNP (acesse aqui).

•DreamSpark - programa da Microsoft que oferece software, para download gratuito, a estudantes de nível superior.

•Filesender
 - sistema capaz de viabilizar, de maneira simples, o envio de arquivos grandes entre usuários da rede, por meio de uma interface web.  A troca de arquivos é feita de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem lhe enviou o arquivo, graças ao acesso federado ao serviço, realizado pela CAFe.

•Video@RNP - o serviço de vídeo sob demanda tem como objetivo ser um repositório de vídeos com conteúdo relacionado às atividades fins das organizações usuárias da RNP: ensino, pesquisa, saúde e cultura. Este serviço é prestado através de um portal onde se pode visualizar vídeos de acesso público ou solicitar inscrição num dos grupos do portal para, assim, obter privilégios específicos para acessar vídeos de caráter restrito.
Videoconferência - as salas virtuais têm como objetivo viabilizar, por meio da rede da RNP, videoconferências com mais de três pontos conectados simultaneamente.

•EDURoam (education roaming) - permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, por meio de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

Alcance
Com o ingresso do IFMG na rede CAFe, todos os alunos e docentes, cujos campi já possuem o sistema Conecta (ERP) implantado serão beneficiados. Os campi avançados que não possuem o Conecta serão contemplados posteriormente. “Tão logo o módulo Educacional do Conecta seja implantando nestas unidades, o serviço estará disponível”, explica Luiz Henrique.

Como acessar
Para ter acesso ao sistema, é necessário que os alunos já cadastrados no ERP mantenham seus dados atualizados. Alunos que já tenham atualizado o cadastro e, mesmo assim, não consigam acesso deverão procurar o setor de TI do Campus.

RNP: saiba mais
Pioneira em 1992 como rede nacional de acesso à internet no Brasil, a RNP provê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação, fornecendo às instituições públicas de pesquisa e de ensino superior / tecnológico infraestrutura de redes avançadas que proporciona a pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento.

(Com informações do Portal RNP)

Fonte: http://www.ifmg.edu.br/index.php/9-ultimas-noticias/5211-adesao-a-cafe-amplia-recursos-de-ti-no-ifmg