Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Avançado Piumhi debate política de cotas e história dos quilombos de Minas Gerais no Dia da Consciência Negra

Nesta segunda-feira, 20 de novembro, o IFMG – Campus Avançado Piumhi promoveu o evento “Quilombos: caminhos de liberdade e futuro”, em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Alunos e servidores do IFMG, estudantes da rede estadual de ensino, representantes do grupo de debates sobre igualdade racial e demais membros da sociedade civil, interessados pelo tema, estiveram presentes para celebrar esta data tão importante.

O evento teve início às 19h00min, com uma apresentação artística de alunas e alunos do Studio Up Dance, coreografados pela estudante do curso Técnico em Edificações, Dryele Ferreira.

Após a apresentação, a mesa de honra foi composta, com a participação da Diretora Geral do Campus, Prof.ª Lina Maria Soares, na ocasião também representando o Diretor de Ensino, Prof. Vinícius Barbosa de Paiva; da representante do projeto de extensão “Tradições, Memórias, Cultura e Identidade Negra”, Prof.ª Stella Maria Gomes Tomé; do Presidente da Câmara Municipal de Piumhi, vereador Antônio Fernando Gomes; da Secretária Municipal de Educação, Prof.ª Maria Amélia Mourão Fernandes Nogueira, também representando a Sra. Nair Andrade, coordenadora da Casa de Cultura de Piumhi, e o Sr. Adeberto José de Melo, Excelentíssimo Prefeito de Piumhi; além do Presidente do Diretório Acadêmico Otacílio Gonçalves Tomé, Sr. Lucas Pedrosa.

Os integrantes da mesa ressaltaram a dimensão do 20 de novembro, como data fundamental para relembrarmos, na figura do herói nacional, Zumbi dos Palmares, a herança cultural dos povos africanos na constituição da sociedade brasileira e a resistência de nossa população negra, em busca da igualdade de direitos.

Em seguida, a mesa de debates foi composta, contando com a participação dos convidados especiais: Mayara Amorim, advogada e servidora pública da Câmara Municipal de Piumhi; Tarcísio Martins, advogado e pesquisador da história de Minas Gerais; assim como dos comentaristas Luís Augusto Melo e Danilo Soares, historiadores e professores da rede pública de ensino.

Mayara destacou o histórico das políticas públicas de promoção da igualdade racial no ensino superior, ressaltando as ações afirmativas de que trata a Lei 12.711, sobre o ingresso da população negra nas universidades e institutos federais, mediante a reserva de vagas.

Em seguida, o Dr. Tarcísio traçou um panorama histórico do Campo Grande, federação quilombola que agregou, no século XVIII, cerca de 27 núcleos, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, e que apresentou ramificações na região da cidade de Piumhi. Em seus estudos sobre o Quilombo do Campo Grande, Dr. Tarcísio encontrou registros históricos que apontam para a existência de três quilombos em Piumhi que faziam parte desta grande federação.

Os professores Luís Augusto e Danilo fizeram suas considerações sobre a importância dos documentos analisados pelo Dr. Tarcísio, assim como sobre a relevância da investigação histórica, no sentido de proporcionar o resgate da herança cultural dos povos quilombolas.

As professoras Mônica Barros e Stella Tomé, assim como o professor Paulo Araújo, em nome do projeto “Tradições, Memórias, Cultura e Identidade Negra”, agradecem a todos os colaboradores pelo apoio e participação, antecipando o convite para as próximas ações do projeto.