Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro de Memória abre seleção para bolsista externo
conteúdo

Notícias

Centro de Memória abre seleção para bolsista externo

Candidato selecionado receberá uma bolsa DT1-A (Desenvolvimento Tecnológico Extensão Inovadora) no valor de R$ 1.500 e terá carga horária semanal de 20 horas.

O Centro de Memória do IFMG está com processo seletivo (Edital 33/2023) aberto para selecionar um bolsista que atue no suporte às atividades de pesquisa, coleta de dados (depoimentos, documentos físicos, imagens, entre outros), seleção e elaboração de conteúdos para a página do Centro de Memória no Portal IFMG.

As inscrições ficam abertas até 11 de junho e serão realizadas exclusivamente pelo e-mail editais.proex@ifmg.edu.br. Os interessados devem anexar ao e-mail, formulário de inscrição, em formato PDF (anexo I do Edital 33/2023), preenchido e assinado. Além disso, encaminhar em arquivo PDF único, documentos comprobatórios exigidos pela vaga. O edital ainda ressalta que os arquivos devem obedecer a ordem no barema de avaliação. Sobre o envio, o candidato deverá colocar no título do assunto “Seleção bolsista externo do Centro de Memória”.

De acordo com o Edital 33/2023, o candidato selecionado receberá uma bolsa DT1-A (Desenvolvimento Tecnológico Extensão Inovadora) no valor de R$ 1.500. A carga horária é de 20 horas semanais e, eventualmente, poderá participar de reuniões presenciais na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), situada na Reitoria do IFMG, em Belo Horizonte.

Para se candidatar à vaga, o candidato deverá possuir o título de mestre ou doutor, sendo desejável a formação em humanas, com produção científica que ateste conhecimentos em áreas relacionadas à cultura, patrimônio público, história das instituições e história da EPT (Educação Profissional e Tecnológica). Além disso, o perfil da vaga exige familiaridade com técnicas de pesquisa relacionadas com a História Oral.

A bolsa terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogada ou encerrada antes do prazo a critério da Proex.

A seleção

O processo seletivo será conduzido por uma comissão de seleção, designada pela Diretoria de Cultura, Esporte e Relações Institucionais da Prpex e acontecerá em duas etapas de caráter classificatório: avaliação curricular e entrevista.

O cronograma completo está disponível no Edital 33/2023 e o acompanhamento dos resultados deverá ser realizado na página de editais da Pró-Reitoria de Extensão pelo link https://www2.ifmg.edu.br/portal/extensao/editais

Sobre o Centro de Memória

O Centro de Memória do IFMG é um programa voltado à construção de acervo que valoriza o patrimônio imagético por meio de narrativas das memórias institucionais.

Clique Aqui | Edital 33/2023 - Processo Seletivo de bolsista externo para o Centro de Memória