Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG campus Avançado Piumhi promove aulão e esclarece dúvidas sobre o projeto Future-se no Dia Nacional de Luta convocado pela CNTE e pela UNE

No último dia 13 de agosto de 2019, Dia Nacional de Luta convocado pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e pela UNE (União Nacional dos Estudantes), aconteceu um aulão sobre o projeto Future-se nas dependências do IFMG campus Avançado Piumhi. Esse momento de debate foi organizado pelo Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica)  e pelos servidores da instituição. Os professores Amanda Ribeiro Mafra Lima e Pedro Luiz Teixeira de Carvalho apresentaram o projeto e debateram aspectos positivos e negativos, esclarecendo dúvidas dos estudantes. Algumas inconsistências foram discutidas, em especial a preocupação com a autonomia das instituições públicas.

O Future-se foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) e está aberto para consulta pública até amanhã, dia 15 de agosto, às 23h59. Ele prevê a criação de um fundo privado para financiamento das federais (Universidade e Institutos Federais) e a inserção de OSs (Organizações Sociais) na gestão dessas instituições, atuando desde a administração financeira até o ensino.

Até o momento, mais de quarenta universidades e institutos federais divulgaram manifestações com críticas ao programa, e pelo menos cinco já se manifestaram oficialmente contra a adesão, tais como a UFAM (Universidade Federal do Amazonas), a UFRR (Universidade Federal de Roraima), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a Unifap (Universidade Federal do Amapá).