Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Direção do IFMG Campus Avançado Piumhi reúne-se com representantes da família do Sr. Tatá Tomé

Na manhã do dia 10 de novembro de 2017, o IFMG Campus Avançado Piumhi, recebeu a visita do Reitor substituto e Pró-Reitor de Ensino, professor Carlos Bernardes, e da economista e administradora Míriam Lage, representando a Família do Sr. Tatá Tomé, para uma reunião com a Diretora Pro Tempore, Lina Soares, com o Diretor de Ensino, Vinícius Barbosa de Paiva e com o Coordenador de Administração e Planejamento, Juliano Terra. O encontro teve como objetivo apresentar as ações referentes aos 5 anos da doação, implantação, bem como o crescimento e desenvolvimento do IFMG Campus Avançado Piumhi.

O momento foi marcado por um bate-papo descontraído e saudosista, pois foi feita uma retrospectiva das diversas atividades realizadas no Campus, desde a doação, em 2012, e a autorização do funcionamento do Campus, em 2014, até o ano de 2017.

No decorrer da apresentação, a diretora Lina Soares informou sobre o número de servidores federais (docentes e técnicos) e também os funcionários terceirizados, que atualmente somam 39 colaboradores. Também explanou sobre os investimentos feitos ao longo destes anos, na manutenção da infraestrutura predial e dos laboratórios, que girou em torno de R$ 523.000,00.

Para uma maior compreensão, foram abordadas as diversas atividades realizadas no Campus, em relação à tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Sobre o ensino, foi comentado o número de alunos que são atendidos atualmente pelo Campus, egressos que já estão atuando no mercado de trabalho, perspectivas de crescimento para os próximos anos, investimentos no programa de assistência estudantil, criação do NAPNEE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) e sobre a Biblioteca, que hoje conta com 645 títulos, sendo 3.677 exemplares em um total de R$ 335.701,05 de investimento.

Em relação à Pesquisa, foi enfatizada a evolução do Campus nesta área desde 2016. Atualmente são 5 pesquisas em andamento, sendo que 2 são pesquisas aplicadas, oriundas do Edital da Reitoria e com contrapartida de empresas locais, as outras 2 são pesquisas pleiteadas em Edital próprio do Campus, e a 5ª pesquisa, que foi contemplada no Edital de Mobilidade Acadêmica - Internacionaliza IFMG, está sendo desenvolvida pelo aluno do Bacharelado em Engenharia Civil, Hiago Dantas, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, em Portugal. Hiago também fez uma participação durante a reunião, através de um vídeo, pelo qual nos mostrou sua atuação em Portugal e fez um agradecimento ao IFMG e à família Tomé pela oportunidade única que está vivendo.

Já a Extensão traz à tona toda a força do trabalho que é feito junto a comunidade interna e externa ao Campus. Dentre as diversas ações e atividades, foram destacadas: os 28 convênios com empresas de toda a região para estágios; a recente constituição da Empresa Júnior; os trabalhos dos alunos do curso Técnico em Edificações que estão em vias de patente; os diversos cursos e eventos promovidos anualmente pelo Campus, como por exemplo: Gincana Integração; Semana de Ciência e Tecnologia; Dia da Consciência Negra; Seminário Educacional; IFMG na Praça, entre diversos outros projetos e eventos realizados pela equipe do Campus e pelos alunos, alguns em parceria também com empresas da cidade.

A Diretora ainda fez questão de comunicar à família sobre a organização dos alunos para a criação do Diretório Acadêmico Otacílio Gonçalves Tomé, cuja nomeação estabeleceu-se por livre iniciativa dos alunos. Este fato emocionou visivelmente a representante da família, que justificou que o Srº. Tatá, quando jovem e estudante, era militante e lutava muito pelos direitos da educação.

Finalizando o encontro, a aluna do curso de Bacharelado em Engenharia Civil e Técnica em Edificações, Cláudia Aparecida Santos, formada no IFMG Campus Piumhi, em 2016, fez um agradecimento em nome de todos os alunos à família do Srº. Tatá Tomé e deu também um bonito depoimento sobre sua experiência como aluna e sobre seu crescimento pessoal e profissional, desde que retomou os estudos nesta instituição.

Para finalizar, o Pró-Reitor, professor Carlos, avaliou como positivo o encontro e falou sobre a importância do Campus Piumhi para o IFMG e toda a região, reforçando a proposta de novas parcerias e apoio para o crescimento e desenvolvimento da instituição.