Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Divulgado o resultado final do Enem 2020

Divulgado o resultado final do Enem 2020

Nota dos participantes já está disponível para consulta. Com a publicação deste resultado, IFMG dará sequência ao Processo Seletivo 2021 dos cursos de graduação.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem conferir seus resultados individuais na Página do Participante ou no aplicativo do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira, 29 de março, os resultados e dados finais do Enem 2020. No total, foram 5.893.369 inscritos. Desses, 2.795.369 compareceram aos dois dias de prova ou a pelo menos um dia, e 3.029.391 não compareceram a nenhum dia de aplicação..

A prova com a maior média geral foi a redação: 588,74. Ao todo, 28 participantes obtiveram nota máxima (1000) e 87.567 zeraram, sendo redação em branco o motivo com maior percentual (1,12%), seguido de fuga ao tema (0,93%) e cópia do texto motivador (0,46%), em um total de 2.723.583 redações corrigidas. Entre as provas objetivas, a que teve maior média geral foi a de linguagens, códigos e suas tecnologias, com 523,98. Matemática e suas tecnologias ficou com a média geral em 520, 73, seguida de ciências humanas e suas tecnologias, com 511,64, e ciências da natureza e suas tecnologias, com 490,39.

Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar o login único do Governo Federal. Em caso de esquecimento da senha, o sistema permite recuperá-la. Basta inserir o CPF no campo indicado, selecionar avançar e clicar no link “Esqueci minha senha”. O sistema, então, apresentará diversas formas para recuperar a conta (validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular). Após a escolha de uma das opções, o participante receberá o código de verificação e, em seguida, pode gerar uma nova senha.

O resultado do Enem 2020 para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante treineiro será divulgado no dia 28 de maio de 2021, na Página do Participante e no aplicativo do exame. Na mesma data, o Inep publicará os espelhos das redações no sistema e cada um poderá acessar a sua.

É importante ressaltar que, para o cálculo das notas de cada área, o Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI), um conjunto de modelos matemáticos que permite a comparabilidade entre as edições do exame. Já as redações são corrigidas uma a uma, por pelo menos dois corretores.

Enem no IFMG

Como critério de seleção para o ingresso nos cursos de graduação, o IFMG utiliza o Enem em seu Processo Seletivo 2021. Os candidatos inscritos podem concorrer utilizando as notas de uma das últimas três edições do exame (2018, 2019 ou 2020). Com a publicação do resultado do Enem 2020, agora o IFMG dará prosseguimento ao vestibular 2021 e divulgará, nos próximos dias, o resultado preliminar da seleção dos cursos superiores.

SISU

Além da entrada pelo Processo Seletivo, o IFMG ofertará vagas também pelo SISU. Os candidatos que fizeram o Enem 2020 poderão escolher um dos 48 cursos que serão disponibilizados para escolha no Sistema de Seleção Unificada. No total, 932 vagas vão ser disponibilizadas. As inscrições serão entre 6 e 9 de abril.

Acesse a Página do Participante do Enem

Acesse o site do Processo Seletivo 2021/1 - 1ª oferta do IFMG