Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão do IFMG Piumhi oferece capacitação voltada para a OBMEP para alunos da rede pública

Alunos e professores que participam atualmente da capacitação

No dia 21 de maio de 2019, os estudantes do Curso Técnico Integrado em Edificações do IFMG – Campus Avançado Piumhi participaram da 1ª fase da 15ª Edição da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 com o intuito de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

- estimular e promover o estudo da Matemática;

- contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para sua valorização profissional;

- contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto por alunos do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

A 1ª fase foi constituída por uma prova de múltipla escolha, de 20 questões, a partir da qual foram classificados 6 estudantes. A 2ª fase será realizada no dia 28 de setembro de 2019, sábado, às 14:30 horas.

Tendo em vista a importância das Olimpíadas de Matemática no aspecto educacional, Ceile Cristina Ferreira Nunes, Denilson Junio Marques Soares e Vinícius Barbosa de Paiva, docentes da área de Matemática do IFMG - campus Avançado Piumhi, desenvolvem o Projeto de Extensão “Capacitação para a prova da OBMEP – Nível 3”. Através de encontros semanais nas dependências do IFMG, o projeto tem como objetivo proporcionar treinamento aos estudantes do ensino médio da própria instituição, bem como das demais escolas da rede pública do município, para a realização da avaliação. Dessa forma, busca-se contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Matemática, bem como difundir a disciplina por meio das olimpíadas.

OBMEP em números:

OBMEP 2019 - Inscrições 1ª fase

Escolas

18.158.665

Municípios

Classificados para 2ª Fase:

João Lucas Terra Guimarães

Kayky Miazaki Brito

Luiz Eduardo Costa Eluf

Maressa Naara Gonçalves Moreira

Rafael César Ferreira

Rafael Costa Bitencourt

Os coordenadores do Projeto parabenizam a todos os estudantes pela participação na 15ª Edição da OBMEP.

Acesse o site da OBMEP:

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents