Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Editora IFMG lança seu primeiro edital para publicação de livros
conteúdo

Notícias

Editora IFMG lança seu primeiro edital para publicação de livros

Serão selecionadas três obras inéditas para a publicação no formato e-book. As submissões podem ser realizadas de 14 de dezembro a 26 de fevereiro de 2023.

A Editora IFMG acaba de lançar o seu primeiro edital destinado à publicação gratuita de livros digitais. Serão selecionadas três obras originais e inéditas para publicação. As submissões podem ser feitas a partir desta quarta-feira, 14 de dezembro, até o dia 26 de fevereiro de 2023. Os materiais inscritos devem ser de autoria individual ou coletiva e passarão por avaliação e aprovação do Conselho Editorial. O pré-requisito é que o autor ou autora pertença ao quadro de servidores efetivos do IFMG, já os coautores poderão ser da comunidade externa.

As normas para a submissão estão reunidas no edital nº 77/2022. As obras selecionadas serão publicadas em formato e-book no site da Editora IFMG. As publicações não poderão ser vendidas e a versão digital ficará disponível neste endereço - clique aqui. Caberá à Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação o custeio do projeto gráfico (interno e capa), diagramação, conversão em e-book/e-pub, revisão gramatical, pagamento do ISBN e outros itens de acordo com o orçamento disponível.

As três obras selecionadas deverão, obrigatoriamente, estar inseridas em uma das seguintes linhas editoriais:

  1. técnico-científica: obras de divulgação de conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos que não tenham caráter precipuamente didático;
  2. apoio didático-pedagógico: obras voltadas para o suporte às diversas práticas pedagógicas desenvolvidas nos ambientes de educação formal e informal, sobretudo às ações de ensino, pesquisa e extensão;
  3. artístico-literária: obras centradas no universo das artes em suas diversas linguagens e demais manifestações socioculturais.

Os interessados deverão submeter a obra pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), conforme o cronograma do edital 77. As regras de formatação dos arquivos a serem enviados estão disponíveis no site - clique aqui. O resultado da seleção está previsto para maio de 2023.

Criada via Resolução nº 34/2021 do Conselho Superior, a Editora IFMG teve sua implementação realizada ao longo deste ano, com a formação do Conselho Editorial, e também a criação das políticas e dos fluxos editoriais. Para saber mais, acesse a página da editora ou entre em contato pelo e-mail editora@ifmg.edu.br.

Acesse o edital nº 77/2022

Acesse a página da Editoria IFMG