Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes apresentam produto em última etapa nas Olimpíadas de Inovação do IFMG

O IFMG lançou em 2018, a II Olimpíada de Inovação Tecnológica, com objetivo de estimular o trabalho em equipe, a criação de negócios, processos, produtos, serviços e soluções inovadoras de impacto social e econômico, tendo como participantes, projetos dos 17 campi do Instituto Federal.

Para este processo o Campus Avançado Piumhi, inscreveu três produtos desenvolvidos pelos estudantes do Curso Técnico em Edificações turma 2016/1.

Os produtos nasceram de um projeto de Extensão intitulado “Gerindo Talentos”, a partir da disciplina de Gestão Empresarial, ministrada para esta turma.  Destes projetos, o Comitê de Organização da II Olimpíada de Inovação Tecnológica, selecionou o Cavalet Smart, representado pelos estudantes: Fernando Barros, Franceudo Silva, Carlos Tristão e Túlio Reis, tendo como Professor Orientador neste ato o Professor Tobias Ribeiro.

Durante as etapas classificatórias o Cavalet Smart foi sendo condecorado com aprovações e chegou à ultima etapa, ocorrida na manhã da terça-feira, 12 de junho, quando foi classificado entre os três melhores projetos do IFMG.

Os relatos dos estudantes comprovam a importância de projetos como este:

Fernando da Costa Barros – Primeiramente foi uma experiência única o aprendizado proposto, não só no evento, mas em todas as etapas. Outro fator promissor, do nosso projeto, foi a criação desde a raiz, desde o início, através do projeto Gerindo Talentos dentro da disciplina de Gestão Empresarial, gerando a oportunidade de apresentação nas Olímpiadas do IFMG, na qual foi possível ficar entre os três primeiros colocados. Se temos um propósito e um produto, devemos acreditar que ele pode fazer a diferença na vida da gente e das outras pessoas.

Túlio Reis Oliveira – Um desafio proposto durante as aulas, a partir do desenvolvimento feito em equipe, que movida de muita determinação, trabalhou para construir este projeto. Não pensei que era possível chegar onde chegamos, no início era a criação de um projeto para apresentação na disciplina de Gestão Empresarial... A partir da proposta do processo de Patente do Produto, foi uma coisa inédita, primeira experiência neste sentido. E com relação às Olimpíadas de Inovação do IFMG é uma experiência para o resto da vida, ficar entre os três melhores projetos foi sem dúvida gratificante!

Carlos Henrique Tristão dos Santos – Entrar no grupo do Cavalet Smart, fazer parte dele me proporcionou aprender muito e ajudar o grupo com ideias de melhorias para produto desenvolvido. Foi uma experiência gratificante, pudemos apresentar o nosso trabalho diante da banca nas Olimpíadas do IFMG, mostrando a eficiência do nosso produto. Ficar entre os três melhores projetos, sendo estudantes do curso técnico foi ótimo... Meu pensamento era ficar em primeiro lugar, mas a terceira colocação tem seu poder de vitória, esta experiência vai ficar para a vida inteira e auxiliar para o próximo projeto que irei participar!

Franceudo da Silva Ibiapino – Foi uma experiência única, só tenho a agradecer a todos! Este projeto ainda vai se desdobrar e trazer muita alegria para todos nós!

O Campus Avançado Piumhi orgulha-se e parabeniza os estudantes pela vitória!