Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes apresentam resultados de projetos desenvolvidos na disciplina de Estatística e Probabilidade

Nos dias 1o, 6 e 7 de dezembro, os estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFMG-Campus Avançado Piumhi apresentaram os resultados das pesquisas desenvolvidas no projeto de ensino “Estatística Aplicada à Engenharia Civil: uma proposta de ensino baseada em análise de dados”.

O projeto é coordenado pelo professor da disciplina de Estatística e Probabilidade, Denilson Junio Marques Soares, e tem como principal objetivo oferecer uma complementação para a formação dos estudantes por meio da elaboração de um artigo científico que envolva as técnicas de análise estatística apresentadas em sala de aula.

Os temas trabalhados neste período foram:

1)     Escala de satisfação com a experiência acadêmica dos estudantes do IFMG – Campus Avançado Piumhi.

2)     Evasão no curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFMG – Campus Avançado Piumhi .

3)     Evasão no curso Técnico em Edificações do IFMG – Campus Avançado Piumhi.

4)     Engenheiras atuantes no centro-oeste mineiro.

5)     Análise do perfil do estudante de Bacharelado em Engenharia Civil do IFMG – Campus Avançado Piumhi.

6)     Análise do perfil do estudante de Técnico em Edificações do IFMG – Campus Avançado Piumhi.

7)     Uma proposta de análise de itens da prova preparatória para o ENADE aplicada aos discentes de Engenharia Civil do IFMG – Campus Avançado Piumhi.

8)     Estudo da retenção no curso de engenharia civil do IFMG – Campus Avançado Piumhi.

9)     Segurança do trabalho no Brasil: uma visão através da estatística.

Para isso, foram realizados encontros extraclasse semanais, em que os estudantes puderam discutir as normas da ABNT em vigor, além de novos conceitos estatísticos. Também foram apresentados alguns softwares de análises estatísticas, como o software R, que serviram de apoio para os trabalhos desenvolvidos.

Para a estudante do 4º período do curso, Luzia Rezende Rodrigues: “O desenvolvimento do projeto de ensino na disciplina de estatística proporcionou uma experiência de fato enriquecedora. A possibilidade de aplicação dos conteúdos teóricos ministrados nas aulas foi de grande contribuição para o entendimento e absorção dos mesmos. Além disso, oportunizou, de forma muito positiva, o contato inicial com um dos gêneros de textos acadêmicos.”

Segundo o professor Denilson Junio Marques Soares, mais do que oferecer um complemento à disciplina Estatística e Probabilidade, o projeto teve o propósito de incentivar a produção de trabalhos científicos que poderão ser submetidos em revistas e divulgados em eventos acadêmicos. Ressaltou também a importância de se discutir sobre problemas como o da retenção e da evasão e a oportunidade de proporcionar um feedback para os gestores do Campus através das análises realizadas pelos discentes.