Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Engenharia Civil do IFMG campus Piumhi publicam artigos em importantes revistas científicas nacionais
conteúdo

Notícias

Estudantes de Engenharia Civil do IFMG campus Piumhi publicam artigos em importantes revistas científicas nacionais

Alunos do curso de Engenharia Civil do IFMG campus Piumhi publicaram artigos em importantes revistas científicas nacionais. As pesquisas foram desenvolvidas a partir do projeto de ensino “Estatística Aplicada à Engenharia Civil: uma proposta de ensino baseada em análise de dados”, coordenado pelo professor Denilson Junio Marques Soares, do núcleo de Matemática, cujo principal objetivo foi oferecer uma complementação para a formação dos estudantes, inserindo-os ao ambiente da pesquisa científica.

 Até o presente momento, 6 artigos já foram publicados, sendo 4 na Revista ForScience (IFMG), 1 na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento e 1 na Revista Research, Society and Development (UNIFEI). Além desses, 1 artigo encontra-se aguardando publicação, prevista para 2021, na Revista Sítio Novo (IFTO).

 De acordo com o professor Denilson, a ideia inicial era que todos os artigos fossem submetidos à Revista ForScience (IFMG). Entretanto, o periódico passou por uma reestruturação, ficando indisponível para submissões durante alguns meses deste ano. Dessa forma, optou-se pela submissão a outros periódicos nacionais, desde que possuíssem Qualis-CAPES, Digital Object Identifier (DOI - Crossref) e reconhecida competência nos temas abordados.

O projeto teve início no segundo semestre de 2018 e contou com encontros semanais em que foram discutidos diversos conceitos de estatística e apresentados alguns programas de análises de dados (como o software R) que serviram de apoio para as pesquisas desenvolvidas. Nesses encontros, os estudantes também puderam ter um contato inicial com a metodologia e com as normas gerais para a redação e formatação de artigos científicos.

O professor Denilson ressaltou a importância dessas pesquisas no âmbito do IFMG, considerando que algumas trataram de fragilidades que são desafios nos ensinos superior e técnico, como a evasão universitária e a retenção em disciplinas básicas do curso. Também pesquisou-se sobre uma melhor maneira de preparar os estudantes para a prova do ENADE e levantou-se dados sobre o perfil do estudante do curso e sua satisfação com o mesmo.

 Não obstante, uma das pesquisas analisou os acidentes de trabalho na construção civil, sinalizando a importância de se investir em segurança do trabalho. O professor Denilson também ressaltou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, destacando que alguns inclusive já foram referenciados em outras produções científicas.

Para a estudante Luzia Rezende Rodrigues, matriculada no 7º período do curso,

 “A oportunidade de desenvolver este projeto foi muito enriquecedora. Além da aplicabilidade dos conteúdos absorvidos na disciplina, todo o processo de escrita e adequações às normas para publicação possibilitou conhecer as diretrizes que regem as pesquisas e trabalhos acadêmicos para que possam de fato trazer confiabilidade e relevância no assunto que propõem. Ao fim, ver o artigo que construímos do ‘zero’ aceito e publicado em uma revista acadêmica foi muito gratificante e despertou uma enorme vontade de que esse seja o primeiro de muitos em nossa trajetória.”

 Para o Diretor do campus, professor Humberto Melo, essa ação de grande sucesso coordenada pelo Prof. Denilson mostrou a capacidade que o IFMG tem de contribuir com a formação eficiente dos estudantes:

 “Ao trazer o ensino, a pesquisa e a extensão para a realidade do mercado de trabalho de forma ampla, torna-se possível que sejam desenvolvidas habilidades relacionadas às metodologias, à realização de ações concretas, à promoção de soluções e, ainda, à geração de dados importantes para tomadas de decisão no âmbito da gestão pública. Certamente os estudantes que participaram do projeto saíram na frente devido à qualidade dessa ação! Os alunos e o professor estão de parabéns pelas publicações!”

Seguem abaixo mais informações sobre os artigos desenvolvidos, bem como o link de acesso a eles.

Artigos Publicados:

Título: Uma proposta de análise de itens da prova preparatória para o Enade aplicada aos discentes de engenharia civil do IFMG – Campus Avançado Piumhi.

Periódico: ForScience (IFMG)   

DOI: http://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n1.e706 

Autores: Milene Cunha Costa; Samuel Henrique Oliveira Lima; Denilson Junio Marques Soares

---------------------------

Título: Escala de satisfação com a experiência acadêmica dos estudantes do IFMG – Campus Piumhi

Periódico: ForScience (IFMG)

DOI: http://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e734

Autores: Higor Rodriges Silva Costa; Pedro Henrique da Costa; Tales Junio Costa Chaves; Denilson Junio Marques Soares 

------------------------

Título: Análise do perfil do estudante de Engenharia Civil do IFMG - Campus Piumhi.

Periódico: Research, Society and Development (UNIFEI)

DOI: http://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6713

Autores: Bruno Henrique Evangelista Rezende; Letícia Gomes Ribeiro; Talyta de Freitas Sousa; Thiago de Souza Oliveira; Vinicius Evangelista Rezende; Denilson Junio Marques Soares.

------------------------

Título: Evasão no IFMG – Campus Piumhi: Estudo de caso no curso técnico subsequente em edificações.

Periódico: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.

DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil/evasao-no-ifmg

Autores: Fernanda Aparecida Costa Santos; Lavínia Apolyane Costa; Susana Maria Oliveira Costa; Ana Paula Aparecida de Faria; Mariana Lara de Oliveira; Denilson Junio Marques Soares.

------------------------

Título: Acidentes de trabalho: análises estatísticas na agricultura, indústria e construção civil.

Periódico: ForScience (IFMG).

DOI: http://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e729

Autores: Ketelin Rúbia Almeida Silva; Júlia Silva de Jesus; André Henrique Garcia Silva; Talita Emidio Andrade Soares*; Denilson Junio Marques Soares.

* Professora substituta do IFMG – Campus Bambuí, auxiliou nas análises dos dados. 

----------------------

Título: Evasão no curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Piumhi.

Periódico: ForScience (IFMG).

DOI: http://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e730

Autores: Luzia Rezende Rodrigues; Daniela Agnezini Biaggi; Isadora Martins Soares; Sara Landi Machado Pereira; Antonio Sérgio Souza Pereira; Denilson Junio Marques Soares. 

Artigo Aceito para publicação:

Título: Estudo da retenção no curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFMG - Campus Piumhi.

Periódico: Sítio Novo (IFTO).

Previsão para publicação: 2021/I.

Autores: Henrique Martins Cardoso; Gabriela Fernandes de Castro Souza; Denilson Junio Marques Soares.