Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do curso Técnico Integrado do IFMG campus Avançado Piumhi participam da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Alunos IFMG Piumhi que participaram da 11ª ONHB

Ao longo de todo o mês de maio, dezoito estudantes do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do campus Avançado Piumhi participaram da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Orientados pela professora Amanda Ribeiro Mafra e pelo Técnico em Assuntos Educacionais Carlos Maculan, ambos mestres em História, os alunos se organizaram em seis equipes: “Bananas de Pijama”, composta por João Marcos Campos, João Lucas Guimarães e Ana Clara Gomes de Almeida; “Girafa pequena”, composta por Maria Clara Leite, Guilherme Odilon e Analalya Maria Gonçalves; “Senta que lá vem a História”, com Lívia Maria Machado, Lídia Naara Reis e Gabriel Honario; “Alfaces da Morte”, com Milena Vieira Arantes, João Pedro Souza e Miguel Delmiro Fabri; “Paçoca”, por Jaquellyne Garcia Rodrigues Tomé, Mateus Henrique Oliveira Souza e Luisa Nunes Fontes; e “Jânio Quadros”, formada por Noemi Ferreira, Maressa Naara Gonçalves e Kayky Brito.

A ONHB está em sua 11ª edição e conta com a participação de alunos e professores do ensino médio de todo o Brasil. Diferente de outras Olimpíadas, voltadas para outras áreas do conhecimento, ela apresenta seis fases online e uma etapa final presencial, realizada em Campinas. Nas fases online, os grupos de estudantes devem responder a dez questões objetivas e executar uma tarefa que envolve a análise de fontes documentais. As equipes “Paçoca” e “Jânio Quadros” participaram com louvor até a quarta fase.

Sobre sua participação na Olimpíada, a estudante Noemi Ferreira apontou: “achei uma experiência incrível. Me surpreendeu positivamente, pois foi trabalho em equipe, e me fez relembrar conceitos passados de História. Comecei a gostar um pouco mais de História depois da ONHB. Com certeza, participarei novamente no ano que vem”. Para Guilherme Odilon, da equipe “Girafa Pequena”, “participar da Olimpíada foi algo incrível, uma experiência totalmente nova, desafiadora e muito recompensadora. A cada fase que meu grupo concluía, eu e todos os meus colegas ganhávamos mais conhecimento em assuntos gerais ligados a história”.

Desse modo, mais do que uma atividade competitiva, a ONHB se configura como um instrumento diversificado de ensino e aprendizagem dos conteúdos de História do Brasil. A participação dos alunos neste processo contribui para a formação no referido componente curricular e para o desenvolvimento de habilidades voltadas para análise crítica, trabalho em equipe e debate sobre os mais diversificados temas. Neste ano, a temática “Os excluídos da História” convidou os estudantes a refletirem sobre parcelas da população excluídas não apenas socialmente ou politicamente, mas também relegadas dos discursos historiográficos, a exemplo das mulheres, dos negros e dos grupos indígenas. Nesta semana, a Olimpíada encerrou sua sexta fase com 2.247 equipes.

Para saber mais sobre a ONHB, acesse o site da Olimpíada: <https://www.olimpiadadehistoria.com.br>.