Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes se apresentam em Congresso de Pesquisa e Inovação Tecnológica no IF Fluminense

O Instituto Federal Fluminense sediou o I Congresso de Pesquisa e Inovação Tecnológica do Sudeste (Conpisud), realizado de 08 a 10 de maio, no Sesc Mineiro de Grussaí, município de São João da Barra – RJ.

Os estudantes Marina Molinar e Gabriel Flores, bolsistas das Pesquisas Aplicadas do Campus Avançado Piumhi, tiveram participação especial no evento, sendo inclusive contemplados com premiações.

Gabriel Flores, apresentou o pôster: “Estudo de Casos de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social no Município de Piumhi/MG”, que corresponde a uma parte dos resultados levantados pela Pesquisa Aplicada: “Estudo de casos de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social (EHIS) no município de Piumhi – MG: Propostas de melhorias e implementação de conceitos de Modelagem da Informação da Construção (BIM)”. O trabalho foi contemplado com duas premiações: 2º melhor trabalho do evento e o estudante recebeu “Menção Honrosa” por sua apresentação.

Segundo Gabriel: “Através do Conpisud pude conhecer diversos trabalhos tanto da área de engenharia, quanto de outras áreas do conhecimento, percebendo o amplo desenvolvimento que as instituições federais trazem. A contemplação com destaque no congresso foi uma situação inesperada e emocionante.”

Marina apresentou: “Implementação de conceitos de Modelagem da Informação da Construção (BIM) no processo de gestão da rede de esgotos no município de Piumhi/MG”, também fruto parcial da Pesquisa Aplicada de mesmo nome. De acordo com Marina: “Com a oportunidade de participar deste congresso, consegui enxergar o valor da pesquisa científica. Vi o quão amplo é o setor de pesquisa, várias ideias inovadoras surgem através dos IFs. Foi uma experiência incrível, me vejo sem palavras para agradecer a cada um que fez parte desta conquista.”

A importância de participações como estas em congressos e eventos, incentivam cada vez mais o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação tecnológica.