Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG abre inscrições para o Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa

Estão abertas, desde 22 de março, as inscrições do processo seletivo para o Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa do IFMG, voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico para a iniciação à pesquisa.

Podem concorrer tanto projetos de pesquisa básica quanto aplicada, apresentados por servidores do quadro permanente do Instituto, por professores substitutos, visitantes e por servidores em colaboração técnica.

O edital, unificado e construído coletivamente, conta com a adesão de 11 campi e está aberto à participação de todas as unidades do IFMG.

A inscrição deverá ser feita até o dia 7 de maio pelo endereço https://suap.ifmg.edu.br. Para submeter projetos, é necessário estar cadastrado como avaliador no módulo “Pesquisa” do Suap. Os projetos devem ser enviados exclusivamente pelo coordenador, que precisa ter o currículo lattes atualizado nos últimos dois meses.

As seguintes modalidades de bolsas estão disponíveis no edital:

Bolsa Pibic: aluno regularmente matriculado a partir do segundo período (final do primeiro ano) do curso superior, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão.

Bolsa Pibiti: aluno regularmente matriculado a partir do segundo período (final do primeiro ano) do curso superior, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão.

Bolsa Pibic Jr./Pibic Em.: aluno regularmente matriculado no segundo ou terceiro ano do ensino médio, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão.

Bolsa Pibitec: aluno regularmente matriculado em curso técnico na modalidade subsequente e não pode possuir bolsa de pesquisa ou de extensão.

Bolsa AP-NS: estudante matriculado em curso de pós-graduação lato senso ou stricto sensu.

O processo seletivo será composto por três etapas: pré-seleção (eliminatória), projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória) e avaliação do currículo lattes (classificatória). Os projetos terão a duração de até 12 meses.

Pelo cronograma, haverá uma pré-seleção a ser divulgada no dia 12 de maio. O resultado final, após recursos, está previsto para o dia 28 de junho.

• Início das inscrições - 22/03/2021
  • Término das inscrições - 07/05/2021
  • Resultado da Pré-Seleção - 12/05/2021
  • Período de Avaliação - 13/05/2021a 18/06/2021
  • Resultado do processo seletivo (a partir de) - 23/06/2021
  • Prazo para impetrar recurso - 24 e 25/06/2021
  • Resultado Final Após Julgamento dos Recursos - 28/06/2021

Mais informações no EDITAL COMPLETO.