Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG abre mais de 75 vagas em cursos gratuitos de francês

IFMG abre mais de 75 vagas em cursos gratuitos de francês

Professora francesa que está no Brasil e participa de programa de intercâmbio vai ministrar cursos, que são destinados aos alunos do IFMG. Inscrições podem ser feitas até 9 de abril.

Com o objetivo de aprimorar o aprendizado da língua francesa e preparar alunos para a mobilidade acadêmica internacional,  a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) do IFMG publicou o Edital Nº 29/2023, que  vai selecionar estudantes de todos os campi do IFMG para participar de dois  cursos gratuitos de francês, a distância.

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de abril  e a previsão é que as aulas comecem a partir do dia 18/04.  Os cursos  serão ofertados de forma remota, durante 30 semanas, com carga horária total de 225 horas, sendo 45 horas para aulas síncronas e 180 horas de atividades complementares. A sala de aula online será disponibilizada pela Plataforma +IFMG. Serão ofertadas duas turmas de nível iniciante (francês geral) e uma turma Franmobe, conforme quadro a seguir:

Nível  Pré-Requisitos Carga horária Horário Duração

Iniciante

Pouco ou nenhum conhecimento do francês

45h - aulas
síncronas.

180h - atividades complementares
Total: 225h

Turma A
Terça:17h-18h30

Turma B
Quarta:11h-12h30

Abril a dezembro 2023

Franmobe

Interessados em mobilidade acadêmica

45h - aulas síncronas.

180h - atividades complementares
Total: 225h

Quinta: 17h às 18h30

Abril a dezembro 2023

25  vagas

É vedada a inscrição em mais de um curso e os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível aqui.  Para mais informações, envie e-mail a idiomas@ifmg.edu.br

França | Brasil

“O Brasil é um país que eu adoro, faz calor e as pessoas são incríveis. Já visitei o estado de São Paulo em 2020, e desde então o meu objetivo era voltar! Minas Gerais é fantástica e estou contente por ter a oportunidade de trabalhar no IFMG. As pessoas são muito acolhedoras e todos estão fazendo o seu melhor para me integrar, especialmente os meus colegas a quem agradeço muito”. Essa é Louise Boudier, natural de Poitiers, na França, e que concluiu recentemente o mestrado em Langues et Civilizations (na área de Línguas e Civilizações) na Universidade La Rochelle. Ela chegou a Belo Horizonte em meados de março para o programa Assistentes de Francês, organizado pela Embaixada da França no Brasil, que, por meio de uma parceria com o Conif, selecionou o IFMG, dentre outras instituições federais, para essa ação de internacionalização, que está sendo implantada, gerida e custeada pela Diretoria de Relações Internacionais.

Simone Garcia de Oliveira, diretora de relações internacionais do IFMG, explica que  as aulas serão remotas e síncronas de forma a contemplar alunos de todos os campi. “Além disso, ao longo do ano letivo, ofereceremos a todos atividades culturais remotas e presenciais em algumas de nossas unidades”, completa. Entre os dias 8 e 11 de março, ela participou, em São Paulo, da recepção dos Assistentes de Francês que chegaram ao Brasil para este ano letivo e da segunda edição do “Programa Franmobe para mobilidade universitária”. O evento foi organizado pela Embaixada da França, em colaboração com a Agência Universitária da Francofonia, e voltado aos assessores internacionais e coordenadores do programa.

Franmobe
Desenvolvido por uma parceria entre a Embaixada da França no Brasil e a Agência Universitária da Francofonia na América Latina, o Franmobe é um programa específico de aprendizagem do francês que oferece apoio paralelo aos estudantes no desenvolvimento de um projeto de mobilidade em universidade francesa ou francófona. O objetivo é reforçar a motivação dos alunos para a mobilidade acadêmica e otimizar suas possibilidades de integração no ambiente universitário e na vida cotidiana.

Acesse o Edital Nº 29/2023

Acesse o formulário para inscrições