Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG aprova quatro novos cursos de pós-graduação

IFMG aprova quatro novos cursos de pós-graduação

Cursos de especialização, gratuitos, serão ofertados nos campi Bambuí, São João Evangelista e Piumhi. As áreas de oferta são Gestão e Ensino, incluindo a temática Educação e relações étnico-raciais, em Bambuí.

O Instituto aprovou, no Conselho Superior, a oferta de quatro novos cursos de pós-graduação lato sensu. As especializações, gratuitas, serão ministradas pelos campi Bambuí, São João Evangelista e Piumhi, com previsão de lançamento dos editais ainda no primeiro semestre de 2022.

Pós-Graduação Lato Sensu em Educação para as Relações Étnico-Raciais: Bambuí
Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Básica: Teoria e Prática: Piumhi
Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática
Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão
: Bambuí e São João Evangelista

As propostas aprovadas são fruto de uma construção coletiva em cada campus ofertante e têm estreita relação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das unidades. "Usualmente, é formada uma comissão para elaboração da proposta, que trabalha junto à comunidade e faz, também, consulta para levantar demanda", conta o diretor de Pós-Graduação do IFMG, Tiago Simão. Com a aprovação, as equipes locais passam a trabalhar em aspectos práticos dos editais para as primeiras turmas, com expectativa de lançamento até meados de maio de 2022.

SAIBA MAIS SOBRE OS NOVOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais (Bambuí)

O curso "Educação para Relações Étnico-raciais" tem a finalidade de capacitar profissionais em educação para o desenvolvimento de uma prática educativa comprometida com o respeito à diversidade étnico-racial e com princípios educacionais antirracistas. Frente à necessidade de quebrar barreiras intelectuais, culturais e pedagógicas, que inviabilizam o pleno exercício do ensino democrático e diverso, entendendo a educação como prática social e diante da tarefa de combater as diversas formas de racismos e discriminações, a implementação deste curso pretende dialogar com diversas formas de saber, com os movimentos sociais e comunidades negras e indígenas.

Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (Bambuí)

Tem como objetivo geral oferecer àqueles que se interessam pela área do Ensino de Ciências e Matemática capacitação, em nível de especialização, de modo a torná-los promotores de uma educação de qualidade, por meio da aquisição de conhecimentos teórico-práticos sobre o Ensino de Ciências e Matemática. Visa atender até mesmo a demanda dos egressos de cursos de licenciatura do Campus Bambuí nessas áreas.

Especialização em Educação Básica: Teoria e Prática (Piumhi)

Busca promover a formação contínua de professores do ensino básico analisando conceitos da educação no contexto atual, além de atualizar metodologias e tecnologias para uso em sala de aula. A oferta desse curso contribui com o papel fundamental e um dos objetivos dos Institutos Federais, que é atender às demandas dos arranjos produtivos locais.

Especialização em Gestão (Bambuí e São João Evangelista)

O curso de Pós-graduação em Gestão tem por objetivo geral atualizar e instrumentalizar os participantes quanto às funções da gestão, gerência de equipes, tomada de decisão, elaboração de estratégias inovadoras e adaptação aos novos cenários econômicos, tecnológicos e sociais, bem como formar gestores qualificados ético e tecnicamente, com perfil proativo, dinâmico e crítico, capaz de responder aos desafios do mercado.