Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Campus Avançado Piumhi participa do programa produtor de água do Ribeirão Araras
conteúdo

Notícias

IFMG - Campus Avançado Piumhi participa do programa produtor de água do Ribeirão Araras

Exibir carrossel de imagens Reunião do projeto produtor de água do Araras

Reunião do projeto produtor de água do Araras

No dia 18 de maio foi lançado o programa produtor de água do Ribeirão Araras. O projeto visa melhorar a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos da bacia do Ribeirão Araras, principal manancial de água para o município de Piumhi.

Serão necessários estudos técnicos e o envolvimento da comunidade para se atingir os objetivos do programa que, caso obtenha êxito, proporcionará maior economia para o município e um fornecimento de água em melhores padrões de potabilidade para o abastecimento urbano.

No dia 23 de maio realizou-se a primeira reunião da Unidade de Gestão do Projeto (UGP), da qual participaram os representantes do IFMG, professores Humberto Melo e Germano Mattosinho.

Nessa reunião, foram aprovados o regimento de funcionamento da UGP, bem como a formação de dois grupos técnicos, um para a realização do diagnóstico da área e outro para a elaboração de projeto de lei municipal que irá prever a inclusão do programa no orçamento do município.

As ações visam a participação em edital que deverá ser lançado pela Agência Nacional de Águas (ANA) ainda este ano, através do qual o município irá pleitear recursos financeiros para a execução do programa.

Além do IFMG e da ANA, são parceiros do projeto o SAAE/Piumhi, a Emater, o IEF, o IGAM, o Ministério Público, a Polícia Ambiental, a Prefeitura Municipal de Piumhi, a Câmara de Vereadores, além de outras entidades.

De acordo com o Prof. Humberto Melo, “este projeto, além de contribuir para o município através da melhoria da gestão dos Recursos Hídricos do principal manancial de água para abastecimento urbano, irá proporcionar oportunidades para que os estudantes e servidores do IFMG Campus Avançado Piumhi trabalhem em atividades relacionadas aos cursos, realizando estágios, atividades de campo e pesquisas relacionadas ao tema”.

Mais informações sobre o projeto: http://piumhifm.com.br/site/postagem/29165/programa-produtor-de-agua-no-araras-sera-lancado-amanha