Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Câmpus Avançado Piumhi promove o I Seminário Educacional

IFMG - Câmpus Avançado Piumhi promove o I Seminário Educacional

Exibir carrossel de imagens Público reunido durante o I Seminário Educacional do IFMG

Público reunido durante o I Seminário Educacional do IFMG

Nos dias 15 e 16 de maio de 2017, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), por meio do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEE), promoveu o "I Seminário Educacional", cuja temática foi "Escola, Tecnologia e Inclusão".

O Prof. Me. Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira, pesquisador da área de Linguística Aplicada que atua diretamente com temas relacionados à linguagem, tecnologia, educação e sociedade, proferiu a palestra intitulada "Escola, Tecnologia e Educação: o desafio da educação contemporânea", por meio da qual evidenciou a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na era digital.

Segundo o professor, "a comunicação vem influenciando hábitos, culturas e modos de trabalho. Embora não sejam aspectos considerados formal e sistematicamente em muitas instituições educacionais, a informação, as tecnologias digitais e a complexidade do ciberespaço estão intervindo no processo educativo, uma vez que as novas práticas atreladas às tecnologias são absorvidas pela comunidade escolar e transformam o comportamento de alunos e professores nas instituições de educação básica, técnico-profissionalizantes e superior."

"Autismo: nova legislação e atendimento ao usuário" foi o tema abordado no segundo dia do evento, que contou com a participação dos profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Piumhi: a fonoaudióloga Andréa de Freitas Santos, as psicólogas Josiane Patsa Lima de Paula e Viviane Alves da Silva, a assistente social Fabiana Lima Guimarães e o fisioterapeuta Leandro de Melo Santos.

O evento contou com a participação de Diretores, docentes e demais profissionais ligados à educação pública e privada, não somente da comunidade piumhiense, como também das cidades vizinhas.

Para Alexandra Oliveira, coordenadora do NAPNEE, a abordagem destes temas visa aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem e propiciar diferentes vislumbres no que concerne à educação inclusiva e à inovação tecnológica na área educacional.