Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG campus Avançado Piumhi realiza campanha de conscientização sobre depressão e suicídio

Nos primeiros dias do mês de setembro, um varal literário bilíngue marcou presença nos corredores do campus Piumhi. Os alunos do 1º ano do ensino médio integrado em Edificações realizaram o trabalho referente à disciplina de Língua Inglesa. A ideia é conscientizar os alunos sobre a importância de se discutir saúde mental, tema do setembro amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio.

De acordo com a professora Mariana Schuchter, responsável pelo projeto, a ideia é dar voz aos alunos, para que dividam pensamentos e sentimentos sobre o tema, e para que tenham oportunidade de mostrar que podem produzir arte. “O envolvimento dos discentes foi muito positivo. É um trabalho diferente, que demanda criatividade, mas também é um assunto muito importante e delicado, que precisa ser debatido dentro e fora da escola. Isso porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos, uma pessoa suicida em algum lugar do mundo. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma”.

Sobre o mesmo assunto, o Professor de Biologia do campus Piumhi, Pedro Luiz Teixeira de Camargo, também escreveu recentemente uma coluna para o Portal Mais Minas. De acordo com ele, o assunto surgiu com a observação da base de dados do Datasus, a partir da qual percebeu um aumento exponencial de registros de automutilações e suicídios entre a parcela jovem da população brasileira nos últimos 20 anos. A coluna pode ser lida na íntegra no link: https://maisminas.org/automutilacoes-e-suicidios-seriam-essas-as-novas-epidemias-do-seculo-xxi/.

Os estudantes do IFMG campus Avançado Piumhi que têm demandas específicas, atualmente, recebem apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE), em parceria com a prefeitura de Piumhi.