Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Câmpus Avançado Piumhi recebe Prof.ª Neusa Silva em palestra sobre mulheres na construção civil
conteúdo

Notícias

IFMG - Câmpus Avançado Piumhi recebe Prof.ª Neusa Silva em palestra sobre mulheres na construção civil

Exibir carrossel de imagens Palestrantes e público da I Roda de Conversa

Palestrantes e público da I Roda de Conversa

            Nesta quinta-feira, 1º de junho, o IFMG - Câmpus Avançado Piumhi promoveu a Roda de Conversa "Mulheres na Construção Civil", que contou com a participação das professoras Neusa Maria da Silva e Joane Caroline Paranhos de Melo Aran.

            Na oportunidade, a Prof.ª Neusa Silva - docente da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação da UFMG - pôde apresentar as conclusões de sua pesquisa de mestrado, que versou sobre as expectativas profissionais de operárias da construção civil da cidade de Belo Horizonte.

            A Prof.ª Joane Aran, engenheira civil e docente do IFMG - Câmpus Avançado Piumhi, também compartilhou sua experiência, gerenciando obras de grande porte no estado do Amapá e lidando com as questões relacionadas ao preconceito de gênero, que tradicionalmente se verifica em setores profissionais nos quais há a predominância de mão de obra masculina.

            Durante o evento, professores e alunos presentes puderam verificar os desafios enfrentados pelas mulheres, em função da divisão sexual do trabalho que ainda prevalece no âmbito da construção civil, mas também os avanços relacionados à inserção da mulher neste mercado e as perspectivas futuras, que apontam para um aumento da representatividade social das profissionais.

            No entanto, conforme destacado pela Prof.ª Neusa Silva, há um longo caminho pela frente. Questões como a diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos, o preconceito enfrentado pelas mulheres em idade gestacional e a dificuldade de conseguir formação técnica continuada ainda representam barreiras a serem superadas.  

            A Roda de Conversa "Mulheres na Construção Civil" foi uma iniciativa promovida pela Prof.ª Mônica Barros, responsável pelas disciplinas de Sociologia e coordenadora do projeto de pesquisa "Flores em Canteiros", e pelo Prof. Paulo Araújo, responsável pelas disciplinas de Língua Portuguesa.