Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG inicia programação da "II Semana Integrada da Consciência Negra"

IFMG inicia programação da "II Semana Integrada da Consciência Negra"

Evento terá formato híbrido envolvendo sete campi e suas comunidades regionais. Primeira atividade será um bate-papo com a escritora Cidinha da Silva, agendado para dia 9/11 no canal IFMG Play.

Está programada para o dia 9 de novembro, no canal do YouTube IFMG Play, a primeira atividade da II Semana Integrada da Consciência Negra do IFMG. Trata-se de um bate-papo com a escritora Cidinha da Silva, promovido pelos campi Betim e Sabará, às 9h, e transmitido ao vivo pelo IFMG Play. A autora conversará com estudantes membros dos clubes de livros sobre sua obra e sobre seus trabalhos mais atuais (saiba mais).

A II Semana Integrada da Consciência Negra do Instituto, com o tema "Por um IFMG antirracista", terá formato híbrido, incluindo atividades on-line e presenciais em sete campi: Ibirité, Ouro Branco, Bambuí, Ouro Preto, São João Evangelista, Betim e Sabará. Entre palestras, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas, a expectativa é de que o evento atenda mais de 5 mil pessoas.

Por meio de ações acadêmicas, culturais e sociais, a proposta é atuar para a valorização da identidade e cultura negra, evidenciando o combate ao racismo e suas práticas, além de auxiliar na construção de relações étnico-raciais democráticas e respeitosas no IFMG e em escolas públicas de diversos municípios. "Para isso, foi construída uma agenda sistemática de atividades em alusão ao dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, buscando o fortalecimento da implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 no âmbito do IFMG", explica uma das coordenadoras do evento, a profa. Samira dos Santos Ramos.

O evento reúne colaboradores nacionais e internacionais discutindo temas como identidade racial, pesquisa científica, etnomatemática, feminismo negro, branquitude, diplomacia, entre outros. Ainda há sessões de cinema, rodas de conversa e outras ações que promoverão o contato com a temática racial na instituição, buscando o seu conhecimento, fortalecimento e difusão.

Bate-papo com Cidinha da Silva

Data: 9/11, às 9h, no canal IFMG Play

Atenção: devido a uma problema de energia no Campus Betim, onde será realizado o bate-papo, a transmissão não será mais feita ao vivo. O encontro será gravado e posteriormente publicado no canal IFMG Play.

Os clubes dos campi Betim e Sabará do IFMG farão uma conversa com a escritora mineira Cidinha da Silva. Ela é autora de 20 livros que variam entre infantis, infantojuvenis, contos, ensaios e crônicas. Neste bate-papo com estudantes membros dos clubes e transmitido para todo IFMG, ela falará sobre sua obra e sobre seus trabalhos mais atuais. Recentemente, Cidinha publicou também um capítulo no livro Independência do Brasil: as mulheres que estavam lá, organizado por Heloísa Starling e Antônia Pellegrino. O livro trata de sete personalidades históricas, entre elas, Maria Felipa de Oliveira (1799/1800-1873), tema do texto de Cidinha para esta obra.

CIDINHA DA SILVA é escritora e editora. Graduada em História pela UFMG e doutoranda no DMMDC (Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da Universidade Federal da Bahia). Tem dezessete livros de literatura publicados, entre eles Um Exu em Nova York, que recebeu o Prêmio Clarice Lispector (categoria contos) da Fundação Biblioteca Nacional em 2019, e #Parem de nos matar! (Kuanza Produções/Pólen Livros, 2019, 2a edição). Explosão Feminista?, do qual é co-autora, foi finalista do Prêmio Jabuti (2019), e recebeu o Prêmio Rio Literatura 4ª edição (categoria ensaio). Tem textos traduzidos e pulicados em alemão, catalão, espanhol, francês, italiano e inglês. É uma das 100 autoras e autores negros, cuja obra foi analisada na coletânea Literatura e Afrodescendência: antologia crítica (Org. Eduardo Assis, Editora UFMG, 2011).