Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Piumhi realiza a 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
conteúdo

Notícias

IFMG Piumhi realiza a 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 

O IFMG campus Avançado Piumhi realizou, de 25 a 27 de novembro, a 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Foram três dias de atividades intensas, em que foram distribuídos minicursos sobre temas variados, palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos de alunos do próprio IFMG e de escolas locais.

De acordo com o coordenador da Semana de Ciência e Tecnologia, Prof. Pedro Camargo, “pode-se considerar que a SNCT do IFMG campus Piumhi foi um sucesso. Foram ofertadas 12 palestras diferentes, com um público de 30 a 50 pessoas em cada uma delas. Já a Mostra de Ciência e Tecnologia reuniu trabalhos de estudantes de ensino médio e de duas escolas estaduais de Piumhi. O trabalho eleito o melhor da rede básica estadual de Piumhi foi da Escola Estadual Prof. José Vicente, agraciado com a oportunidade de participar da Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), a se realizar no ano que vem, em Mateus Leme. O trabalho intitulado Desfibrilador sustentável, de produção interna do IFMG, também foi premiado, sendo também agraciado com a chance de disputar a FEMIC 2020”.

A SNT contou com pesquisadores de renome, como o Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, Prof. Daniel Castilho, da Universidade Federal de Uberlândia; com o Secretário Regional da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência, Prof. Luciano Mendes, da UFMG; com o Prof. Fernando Madeira, especialista em desenvolvimento de comunidades rurais no cerrado. O evento também contou com a participação ativa de professores da própria instituição, que estiveram juntos em mesas redondas e ministraram minicursos sobre temas variados. Um dos minicursos mais procurados pelos alunos da instituição foi sobre o software Revit, ministrado pela Empresa Júnior de Engenharia (Igétis).

Outro minicurso em que houve ampla participação foi intitulado “Protagonismo Juvenil e Participação Popular”, ministrado por Daniela Reis, vice-presidente da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas). Os alunos do Ensino Médio e da Graduação em Engenharia tiveram a oportunidade de discutir temáticas importantes relacionadas à participação da juventude na vida política, cultural e social do país.  De acordo com Daniela Reis, a ideia foi falar sobre “os fatos que estão acontecendo ou que já aconteceram com a juventude nos últimos dez anos, algumas lutas em que os jovens demonstraram seu protagonismo no país. Assim, discutimos o que é protagonismo, e foram propostos grupos de trabalho sobre três temas: “combate às opressões”, o que inclui as temáticas racial e LGBT, “mobilidade urbana” e “acesso à cultura”. Afinal, qual é a cidade que temos? E qual é a cidade que queremos? Qual é o instituto federal que temos? E qual é o instituto federal que queremos?”.

Para o Prof. Pedro Camargo, “essa SNCT fica para a história como a mais rica e mais cheia até hoje, o que nos deixa com mais vontade ainda de seguir com este importante evento no cenário científico-cultural, para que ele possa continuar presente no calendário da nossa instituição”.

Confira o jogo desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio Integrado em Edificações do IFMG Piumhi, apresentado na Mostra de Ciência e Tecnologia, no link a seguir. Divirta-se!

https://gamejolt.com/games/NTTG/452455

Confira também os Anais da I Mostra Científica:

Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de IFMG Campus Piumhi