Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Piumhi seleciona bolsistas do ensino médio para participação em projeto de ensino
conteúdo

Notícias

IFMG Piumhi seleciona bolsistas do ensino médio para participação em projeto de ensino

O campus IFMG Piumhi está selecionando dois alunos do ensino médio para participação no projeto de ensino “Arte na rampa”: literatura, matemática e noções de design na produção de arte”. Serão distribuídas duas bolsas remuneradas para estudantes dos 1º ou 2º anos. A insrição é até o dia 03 de junho.

Inscrição prorrogada para até 07/06/2020: Acesse aqui.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora de Português e Inglês do campus, Mariana Schuchter, “a arte proporciona o desenvolvimento do pensamento reflexivo, que é indispensável para o processo de formação da cidadania. A ideia principal do “Arte na rampa” é criar um projeto de pintura da rampa de acesso ao segundo andar do campus, interferindo diretamente no espaço físico da instituição. A intenção é dar voz aos nossos alunos por meio da arte, que se faz amplamente necessária em um espaço de pluralidades sociais, histórias e culturais. Ao mesmo tempo em que os discentes com interesses artísticos se expressam e se sentem parte da escola, a comunidade acadêmica tem contato com a representação do mundo por meio da arte”. 

A primeira fase do projeto contará com orientações e oficinas online, para, apenas após a pandemia, ser realizada a parte prática. O edital está disponível no link: https://www.ifmg.edu.br/piumhi/menu/ensino/docs/Ed162020.pdf.

Além deste projeto de ensino, também voltado para a arte, está em andamento, durante os próximos meses, o projeto “Arte que fala: expressões artísticas em tempos de pandemia”, sob a coordenação das Professoras Ranucy Campos Marçal, de Educação Física, e Mariana Schuchter. Para elas, como representação do mundo, oportunidade de reflexão e de expressão, a produção de arte pode ser uma alternativa para jovens e adolescentes, que buscam formas de superar a ansiedade e as dificuldades/os impactos do isolamento social. A ideia é que os alunos, de todos os cursos do IFMG Piumhi, produzam textos, verbais ou não verbais – desenhos, fotografia, poesia, prosa, vídeo etc. – para se expressarem sobre o contexto atual, olhando para si mesmos ou para a sociedade. 

Para maiores informações sobre o projeto “Arte que fala”, acesse https://www.ifmg.edu.br/piumhi/noticias/projeto-arte-que-fala

 

Candidatos aprovados projeto "Arte na rampa" (novo)