Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Roda de Conversa debate gênero e segurança do trabalho na construção civil

II Roda de Conversa debate gênero e segurança do trabalho na construção civil

Nesta segunda-feira, 11 de setembro, o Campus Avançado Piumhi teve a honra de receber a visita da Prof.ª Letícia Efrem Natividade de Oliveira, do IFMG Campus Governador Valadares, convidada pelo projeto Roda de Conversa para, junto do professor Felipe Laffiti Assis Soares, debater as questões de gênero e de segurança do trabalho, que perpassam o cotidiano do profissional da construção civil.

O evento, intitulado “II Roda de Conversa: Perigo! Mulheres em Obras” colocou em pauta temas como a divisão sexual do trabalho e a necessidade de aparelhamento das empresas de construção civil, com o objetivo de garantir a segurança dos profissionais em seu ambiente de trabalho. A necessidade de adequação dos equipamentos de proteção individual, para que possam atender trabalhadores e trabalhadoras, os investimentos financeiros em prevenção de acidentes e controle de riscos e o cuidado com a saúde física e mental do empregado foram tópicos abordados.

As solenidades tiveram início às 19h00, com a apresentação da Diretora do Campus Avançado Piumhi, Lina Maria Soares, que relatou sua experiência e falou sobre a importância da presença da mulher em cargos de direção.

Em seguida, os convidados foram chamados a compor a mesa, mediados pelo Prof. Paulo Araújo. A palestrante, Prof.ª Letícia, apresentou os principais protocolos de Segurança do Trabalho observados pelos profissionais da construção, realçando a necessidade de promover um ambiente saudável e seguro para trabalhadores e trabalhadoras. Também foram discutidas a inadequação e a necessidade de revisão de alguns protocolos, diante da crescente incorporação de mulheres neste setor produtivo, em face do quadro de exclusão ainda persistente.

Por sua vez, o Prof. Felipe Laffiti levou ao conhecimento do público dados estatísticos relativos a acidentes de trabalho na construção civil, problematizando as metodologias atuais de coleta e destacando a pertinência de analisar os indicadores comparativamente por gênero.

Em face do sucesso alcançado em suas duas edições, o projeto Roda de Conversa configura-se, cada vez mais, como um espaço de diálogo franco e consolidado, que contempla a importância dos debates acerca das mais diversas questões de gênero que permeiam o ambiente da construção civil.

As bolsistas do projeto de pesquisa Flores em Canteiros, coordenado pela Prof.ª Mônica do Nascimento Barros, a partir do qual se desdobrou a iniciativa das Rodas de Conversa, agradeceram aos convidados e destacaram a relevância do evento, por agregarem inestimável contribuição às suas hipóteses de trabalho.

Os professores Mônica Barros e Paulo Araújo agradecem também o apoio da Direção Geral e da Direção de Ensino do IFMG Campus Avançado Piumhi, por apoiarem a iniciativa, propiciando aos nossos alunos a oportunidade de um olhar mais abrangente e interdisciplinar sobre a construção civil, incorporando problemáticas contemporâneas e inerentes às suas respectivas práticas profissionais.