Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Workshop de Produção de Texto para o Enem

II Workshop de Produção de Texto para o Enem

Sob coordenação do Professor Paulo Araújo acontece no Auditório do Campus o 2º Workshop de Produção de texto como preparação para o ENEM 2016.

No dia 22 de junho, aconteceu no Auditório Zélia Simões (Campus Avançado Piumhi), o II Workshop de Produção de Texto para o Exame Nacional do Ensino Médio. Coordenado pelo Professor Paulo Araújo, o evento contou coma participação dos estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual General Carneiro, da cidade de São Roque de Minas.

Durante toda a manhã, os estudantes puderam esclarecer as dúvidas mais comuns relacionadas ao exame, tais como o conceito de texto dissertativo-argumentativo, a estrutura textual exigida pelo Inep, os critérios de avaliação a que são submetidas as redações, além da própria preparação para os dias que antecedem o exame.

Em um segundo momento, foram discutidas técnicas de argumentação mais eficientes e os temas de redação potencialmente contemplados na edição deste ano, com a apresentação de uma filmografia básica para estudo de cada tema.

O evento faz parte do Projeto de Extensão "Curso preparatório de produção de texto para o Exame Nacional do Ensino Médio", sob responsabilidade do Professor Paulo que considera importante desenvolver iniciativas de ensino extracurriculares, como a do curso de redação para alunos da rede pública: “é preciso amenizar a sobrecarga do professor de língua portuguesa do ensino básico, uma vez que ele é também o profissional responsável por reservar um momento específico, no transcurso de sua disciplina, para a oferta de conteúdos relacionados à Redação e à Literatura. Por sua vez, os alunos encontram no curso de redação e no workshop possibilidades reais de aprimoramento de suas estratégias argumentativas, que são de fundamental importância não apenas para o contexto específico do Enem, como também para todas as situações acadêmicas ou profissionais com que se depararem após o término do ensino médio.”