Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Início de projetos de pesquisa motiva alunos no IFMG - Campus Avançado Piumhi

Início de projetos de pesquisa motiva alunos no IFMG - Campus Avançado Piumhi

Exibir carrossel de imagens Integrantes dos projetos de pesquisa

Integrantes dos projetos de pesquisa

Estão em andamento no IFMG - Campus Avançado Piumhi dois projetos de pesquisa relacionados a temas da área de Engenharia Civil.

O primeiro, intitulado “Implementação de conceitos de Modelagem da Informação da Construção (BIM) no processo de gestão da rede de esgotos no município de Piumhi/MG”, sob coordenação do Prof. Humberto Melo, trata da modelagem virtual do município de Piumhi, que se iniciou através da rede de esgotos municipal.

Para o desenvolvimento do projeto, foi estabelecida uma parceria entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE - Piumhi) e o IFMG Campus Avançado Piumhi, visando uma melhoria do processo de gestão de água e esgoto, que trará benefícios para a comunidade.

Além do coordenador, Prof. Humberto Melo, o projeto conta também com os professores Felipe Laffiti e Stella Tomé, que o assinam em coautoria, e com os estudantes bolsistas, Hiago Dantas e Sara dos Reis.

O segundo projeto, intitulado “Estudo de casos de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social (EHIS) no município de Piumhi – MG: Propostas de melhorias e implementação de conceitos de Modelagem da Informação da Construção (BIM)”, sob coordenação do Prof. Tobias Ribeiro, trata da avaliação dos EHIS realizados no município e pretende desenvolver diretrizes e uma biblioteca BIM para uso em projetos futuros. Esta iniciativa poderá aprimorar a qualidade e reduzir custos das futuras habitações.

Além do coordenador, Prof. Tobias Ribeiro, o projeto conta com as contribuições, em coautoria, dos professores Humberto Melo e Stella Tomé, além dos estudantes bolsistas Sarah Teixeira e Fernando Barros.

Para saber mais sobre estes projetos, acesse: http://hcdmelo.wixsite.com/humbertomelo/ehis