Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Júri Simulado no IFMG Campus Avançado Piumhi

Júri Simulado no IFMG Campus Avançado Piumhi

Alunos desenvolvem senso crítico e estimulam a oratória ao debater o caso Brumadinho e mineração no Brasil

Os alunos do 3º ano do IFMG campus Avançado Piumhi participaram de um júri simulado sobre um dos temas mais relevantes nos últimos anos: a tragédia da barragem de Brumadinho e seus reflexos na mineração brasileira. Com o objetivo de desenvolver o senso crítico e aprimorar habilidades de argumentação e oratória, os estudantes se envolveram em um debate profundo sobre os pontos positivos e negativos desse caso que marcou a história do país.

O caso de Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, foi escolhido para ser debatido, pois levanta questões complexas sobre o papel da indústria mineradora, a responsabilidade das empresas, a proteção ambiental e os direitos das comunidades afetadas.

"Foi uma experiência muito interessante que nos instigou a pesquisar um tema importantíssimo e  nos permitiu ver um pouco a perspectiva de ambos os lados da história."

( Kaike José Pereira)

Um dos aspectos mais enriquecedores do júri simulado foi a ênfase na busca por informações confiáveis. para que os estudantes pudessem compreender a importância de consultar fontes confiáveis e basear seus argumentos em dados reais, evitando o compartilhamento de informações equivocadas ou tendenciosas. A experiência também reforçou a importância do pensamento crítico, a capacidade de analisar diferentes perspectivas e entender a complexidade das questões em discussão. Ao buscar informações de qualidade, os alunos foram incentivados a questionar e aprofundar seus conhecimentos, tornando-se mais preparados para participar de debates informados e construtivos.

Os alunos foram divididos em equipes, representando tanto os argumentos a favor quanto os contrários à mineração no Brasil, aprofundando-se em pesquisas para embasar seus posicionamentos com informações confiáveis. Dessa forma, o júri simulado tornou-se uma oportunidade para que os estudantes se envolvessem em pesquisas, debates e reflexões sobre o papel dessa indústria no desenvolvimento econômico do país, bem como nos impactos socioambientais que ela pode gerar. Cada equipe teve a oportunidade de apresentar seus argumentos de forma clara e persuasiva, defendendo seus pontos de vista perante um "júri" composto por colegas e professores.

O IFMG campus Piumhi demonstra, mais uma vez, seu compromisso com uma educação de qualidade e formação integral dos estudantes. Através de atividades como o júri simulado, os estudantes são incentivados a pensar criticamente, desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação, além de se engajarem em questões relevantes para a sociedade. O júri simulado sobre a barragem de Brumadinho e a mineração no Brasil não apenas estimulou o aprendizado dos alunos, mas também os sensibilizou para a importância de questões ambientais e sociais, contribuindo para a construção de cidadãos conscientes e responsáveis.

Foto_2     Foto_1