Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Matrículas 2024 - Informações!

Matrículas 2024 - Informações!

As instruções e a relação documental para matrícula estão descritas no Anexo I dos editais nº 60/2023 (graduação) e nº 61/2023 (cursos técnicos).

Clique aqui | Sistema de Matrículas!

As matrículas serão de forma on-line!

As matrículas do campus Piumhi (engenharia e integrado) serão realizadas via sistema de matrículas nos dias:

1ª chamada: 17, 18 e 19/01
2ª chamada: 24 e 25/01

e-mail para contato: matricula.piumhi@ifmg.edu.br

Aqueles classificados em primeira chamada devem ficar atentos ao site do campus, onde podem verificar datas, orientações e detalhes sobre a documentação necessária. Quem aguarda chamadas seguintes também precisa acompanhar as publicações diretamente na página do campus Piumhi.

Clique Aqui | Resultado final dos cursos técnicos e da graduação com prova de redação

Os candidatos aprovados que concorreram às vagas destinadas aos negros (de cor preta ou parda) passarão por processo de heteroidentificação presencial (entrevista), de acordo com o item 17 do edital 61/2023. As orientações quanto ao dia, horário e documentação para a realização deste processo podem ser conferidas por este link (processo de heteroidentificação).

Documentação para matrícula

A matrícula no IFMG é totalmente digital. Para isso, os estudantes devem acessar e preencher o cadastro no Sistema de Matrículas https://matricula.ifmg.edu.br/, além de enviar a documentação digitalizada. Os candidatos convocados devem ter em mãos aos documentos gerais necessários para a matrícula, além dos documentos específicos para aqueles aprovados pela reserva de vagas.

Clique Aqui | Sistema de Matrículas

>>Os principais documentos a serem providenciados são:

> uma foto recente 3x4;
CPF próprio;
Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte;
Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos;
Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental para os cursos técnicos integrados; Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental e Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio para os cursos técnicos subsequentes;

Clique Aqui | Lista completa de documentos gerais (ampla concorrência)

Clique Aqui | Lista de documentos específicos pela reserva de vagas (cotas)

Confira o tutorial sobre como se matricular no sistema on-line

Lista de espera e chamada de excedentes

Após a matrícula dos aprovados na primeira chamada, caso ainda haja vagas a serem preenchidas, os candidatos que estiverem na lista dos excedentes serão convocados. Tais chamadas são divulgadas no site do campus.

Resultado da graduação

Os estudantes que fizeram o processo seletivo considerando o histórico escolar e a redação deverão fazer a matrícula normalmente conforme orientações anteriores.

Em relação ao Processo Seletivo dos cursos de graduação (SISU e nota do ENEM), a publicação do resultado ocorrerá somente após a divulgação das notas do Enem 2023. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o resultado está previsto para ser divulgado no dia 16 de janeiro de 2024.