Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota de Repúdio
conteúdo

Notícias

Nota de Repúdio

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Avançado Piumhi, através de seus representantes, emana, por meio desta nota, seu repúdio aos atos discriminatórios e atentatórios à dignidade da pessoa humana (art. 1º, inciso III da CF/88) e à igualdade (caput do art. 5º da CF/88) perpetrados durante a live “Ensino remoto, racismo e exclusão de classe e gênero: a intensificação das discriminações no ensino não presencial”, promovida pelo Coletivo Negro Òminira, do IFMG campus Bambuí,  no dia 01/10/2020, que contou com a participação do Carolinas: grupo de estudos mulheres e interseccionalidades, do campus Ibirité, e do Projeto de Extensão Tradições, Memória, Cultura e Identidade Negra, do campus Avançado Piumhi.

O Campus Piumhi repugna toda e qualquer forma de racismo, injúria racial, preconceito contra a mulher e/ou LGBTfobia, em qualquer circunstância.

Outrossim, imperioso ressaltar, que a nossa instituição tem a finalidade de preservar a dignidade humana, o respeito e a empatia sociais, assim como, propiciar a igualdade entre todos os indivíduos.

O ensino no campus Avançado Piumhi é ministrado com base em inúmeras premissas, dentre elas, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância, levando sempre em consideração a diversidade étnico racial do nosso país.

Diante do ora exposto, imprescindível reafirmamos perante toda a sociedade, que não toleramos ou coadunamos com qualquer manifestação ou ato de violência e/ou preconceito em face das mulheres, dos negros, das pessoas em relação à sua sexualidade (LGBTfobia), em relação a idade, crenças religiosas, políticas, filosóficas ou qualquer forma de intolerância.

Qualquer ato que atente contra os direitos e liberdades fundamentais será punido, conforme bem estabelece nossa Constituição. Dessa forma, o IFMG já está buscando solucionar o problema ocorrido durante o evento.

Fonte: Direção Geral e Direção de Ensino do Campus Avançado Piumhi