Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Obra aborda ensino remoto sob a perspectiva de servidores e estudantes

Obra aborda ensino remoto sob a perspectiva de servidores e estudantes

De acesso aberto e gratuito, livro organizado por docente do Campus Sabará relata vivências acadêmicas do ano de 2020.

Relatar desafios e realizações vividos durante o período de pandemia por uma comunidade acadêmica. Esse é o foco da obra “Ensino Remoto Emergencial (ERE): múltiplas visões e vivências no ensino técnico e tecnológico em tempos de pandemia”. Organizado pela professora de Direito do Campus Sabará, Ludmila Murta, e publicado pela Editora Fi, o livro reúne 24 autores, entre estudantes, docentes e técnicos em assuntos educacionais da unidade.

A obra compartilha as vivências e experiências com o intuito de oferecer subsídios para discussões, revisões e reformulações do ensino, a partir das mudanças e adaptações que a pandemia exigiu da comunidade escolar. Foram exploradas 10 perspectivas diferentes sobre dinâmicas desenvolvidas no ERE, passando por desafios e realizações.

De acordo com Ludmila Murta, a iniciativa se deu pela observação dos processos de readequação em relação ao ensino remoto e a necessidade de documentar as perspectivas dentro do campus virtual. Com uma linguagem mais próxima ao estilo informal, o trabalho buscou preservar ao máximo a integridade e espontaneidade dos relatos.

A organizadora acredita que a obra pode contribuir, também, para outros trabalhos. “Registramos impressões, sentimentos, angústias e invenções sem um grande distanciamento temporal, e deixamos um produto que pode ser utilizado em pesquisas no campo da educação futuramente”, avalia.

Para saber mais e baixar o livro, acesse o site da editora.