Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores do IFMG Piumhi representam o Brasil em conferência da União Europeia

Resultados da linha de pesquisa “Modelagem da Informação da Cidade” (CIM – City Information Modeling), coordenada pelo professor Humberto Melo, no IFMG Piumhi, foram apresentados no Congresso SBE19Brussels - BAMB-CIRCPATH - BUILDINGS AS MATERIAL BANKS: A PATHWAY FOR A CIRCULAR FUTURE (Construções como um banco de materiais: Um caminho para um futuro circular), que aconteceu entre os dias 05 e 07 de fevereiro em Bruxelas, Bélgica.

O primeiro trabalho é uma parceria entre IFMG e SAAE Piumhi, intitulado “Implementation of City Information Modeling (CIM) concepts in the process of management of the sewage system in Piumhi, Brazil” (Implementação de conceitos de CIM no processo de gerenciamento da rede de esgotos em Piumhi, Brasil), o qual conta com a colaboração da professora Stella Tomé, do servidor do IFMG Bambuí Mauro Henrique Silva e com os estudantes bolsistas Marina Molinar e Diego Brenner.

O outro trabalho, intitulado “The importance of City Information Modeling (CIM) for cities’ sustainability” (A importância da Modelagem da Informação da Cidade para a sustentabilidade das cidades), foi apresentado pelo estudante Hiago Dantas, tendo sido orientado pelos professores Humberto Melo e José Manuel de Souza. Este trabalho foi desenvolvido durante intercâmbio estudantil realizado no ISEP (Instituto Superior do Porto).

Os dois artigos tiveram um público que demonstrou um interesse surpreendente, fazendo perguntas e sugestões para futuros trabalhos. O professor Humberto Melo relatou ainda que os brasileiros foram abordados por pesquisadores da China, Portugal e França, os quais demonstraram interesse em compartilhar conhecimentos e buscar soluções em conjunto. Ambos trabalhos compuseram a sessão "BIM and digitalisation towards high reuse potential and circular economy" (BIM e digitalização para um elevado potencial de reutilização e economia circular).

Das várias ações já executadas nessas pesquisas, destacam-se o cadastramento e georreferenciamento da rede de esgoto do município, levantamento de dados de campo, desenvolvimento de modelagem computacional que oferecerá aparato tecnológico para que o SAAE Piumhi alcance melhorias na prestação de seus serviços, além do aporte intelectual que a pesquisa vem proporcionando aos pesquisadores através das apresentações em eventos regionais, nacionais e internacionais.

Os pesquisadores ainda participaram de visita técnica à Vrije Universiteit em Bruxelas, onde conheceram o laboratório piloto de Retrofit Circular. Neste laboratório foi possível ver experimentos e o desenvolvimento de soluções que visam o Projeto de Edificações Reversíveis, o qual pode trazer diversos ganhos como, por exemplo, prevenir ou minimizar a geração de resíduos da construção.

“O congresso possibilitou notar a ênfase que os pesquisadores europeus têm dado na busca por soluções sustentáveis na construção civil, o que vai de encontro às pesquisas desenvolvidas no IFMG Piumhi que buscam soluções inovadoras, eficientes, de imediata aplicação pelos gestores públicos e que podem trazer o aumento da qualidade de vida da população”, afirma o professor.

Os trabalhos apresentados estão publicados no Jornal Eletrônico IOP Conference Series Earth and Environmental Science e podem ser acessados através dos links abaixo:

H C Melo et al. Implementation of City Information Modeling (CIM) concepts in the process of management of the sewage system in Piumhi, Brazil. 2019 IOP Conf. Ser.: Earth Environ. Sci. 225 012076. Disponível em https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1755-1315/225/1/012076.

H S Dantas et al. The Importance of City Information Modeling (CIM) for Cities' Sustainability. 2019 IOP Conf. Ser.: Earth Environ. Sci. 225 012074. Disponível em https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1755-1315/225/1/012074.

Outros trabalhos publicados no jornal podem ser encontrados no link https://iopscience.iop.org/issue/1755-1315/225/1.

Na foto o Prof. Humberto Melo, ao centro, e os bolsistas Marina Molinar e Hiago Dantas em frente ao Leefmilieu Brussel, prédio onde ocorreu a conferência e a apresentação dos trabalhos.

Na foto, da esquerda para a direita, o Prof. Humberto Melo e os bolsistas Marina Molinar e Hiago Dantas juntos ao banner do evento.